Associação ‘Zero’ não aceita aumento de voos noturnos no Aeroporto de Lisboa

Data:

https://arabaviationsummit.net/spot_img

A associação ambientalista ‘Zero’ deu parecer negativo sobre a portaria que permite voos noturnos acrescidos em Lisboa a partir do próximo dia 18 de outubro, considerando que tal terá “impactos socioambientais muito negativos sobre populações de Lisboa e Loures”.

“A Zero opõe-se frontalmente a voos noturnos sem limites no aeroporto de Lisboa durante mais de um mês” e considera “ilegítimo” que em nome da atualização de um sistema de controlo de tráfego aéreo “os cidadãos de Lisboa e Loures sejam chamados a ser sacrificados com níveis de ruído noturno intoleráveis”, considera a associação em comunicado divulgado na capital portuguesa.

No início de agosto foi anunciado pelo Governo a intenção de aprovar uma portaria que permita anular temporariamente a parte da lei que estabelece restrições ao tráfego aéreo noturno entre as 00h00 e as 06h00, que a NAV – Navegação Aérea de Portugal quer que seja entre os dias 18 e 29 de novembro, para implementar um novo sistema de controlo.

A proposta mereceu desde logo críticas de associações ambientalistas, que recordaram que os níveis de ruído no aeroporto de Lisboa ultrapassam os limites legais, e que o atual regime de restrições noturnas também não é sequer cumprido, com demasiados aviões a levantarem a aterrarem entre as 00h00 e as 06h00.

A proposta do Governo está em consulta pública até terça-feira, dia 4 de outubro, mas a ‘Zero’ já fez saber no passado fim-de-semana que, tendo participado no processo, se pronunciou “de forma veementemente negativa”. E pede aos cidadãos para que participem ainda na consulta pública.

Para justificar a sua posição a ‘Zero’ começa por salientar que o ruído “constitui uma forte perturbação da qualidade de vida, nomeadamente o ruído noturno, causando doença cardiovascular, stresse, redução da capacidade de aprendizagem das crianças, défice cognitivo nos adultos, entre outros distúrbios e patologias”.

Em julho de 2019, em abril de 2020 e em julho de 2022 a ‘Zero’ mediu o ruído nas imediações do aeroporto e os valores (exceto em 2020, em plena pandemia de covid-19) foram “muito acima” do recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS), uma “ampla violação dos limites estabelecidos”.

No comunicado a organização ambientalista nota também que o sobrevoo da cidade de Lisboa por aviões em período noturno, mais de 20.000 voos por ano no período das 23h00 às 07h00, “afeta mais de 150.000 cidadãos com níveis de ruído insalubres e ilegais”.

Depois salienta que o que se passa em Lisboa nesta matéria é um “caso singular em toda a Europa”, onde aeroportos que afetam muito menos população e encerram totalmente em período noturno.

E como se não bastasse, nas seis horas noturnas em que supostamente não deviam passar aviões, ou só casos excecionais até 91 por semana, há “uma reiterada e flagrante violação destes limites, com excedências em mais de 50% no número de voos permitidos, o que prefigura conivência com a ilegalidade e grosseira negligência em relação às populações afetadas por parte das autoridades”.

“A Zero entende que este estado das coisas, já de si grave, não pode ser agravado sob nenhum pretexto durante nenhum período de tempo”, sublinha.

A justificação para alargar os voos noturnos, vai sacrificar os cidadãos e é inconstitucional, acusa a ‘Zero’, que nota que o descanso, o sono, a qualidade de vida e o direito ao ambiente são direitos constitucionalmente consagrados e tidos como fundamentais na Constituição da República Portuguesa.

A ‘Zero’, como a associação ambientalista ‘Geota’ já disse também, entende que se está a fazer uma “expansão encapotada do aeroporto”, com mais aviões a aterrarem e a descolarem.

E também como a ‘Geota’ recorda que o processo foi lançado no meio do Verão, em plenas férias, com uma consulta pública restrita, para que houvesse uma fraca participação.

A ‘Zero’ diz não aceitar que não se cumpra o plano de ações de gestão e redução de ruído no aeroporto de Lisboa, denuncia que a página da internet do aeroporto de Lisboa não permite que os cidadãos se queixem do ruído, como também o não permite a página da ANAC – Autoridade Nacional de Aviação Civil (entidade reguladora do setor da aviação em Portugal).

E explica que disponibiliza na sua página um formulário para que os cidadãos possam fazer essas queixas, que serão dirigidas às entidades competentes. Desde julho a ‘Zero’ já recolheu 200 reclamações.

 

1 COMENTÁRIO

Compartilhar publicação:

REGISTE-SE

spot_img

Popular

spot_img

Mais como isso
Relacionado

Boeing 787 da Avianca Colômbia diverge para os Açores devido a emergência médica

Um Boeing 787-8 Dreamliner da companhia aérea colombiana Avianca,...

Agência Espacial Portuguesa tem conselho consultivo que inclui a diretora-geral da Saúde

A Agência Espacial Portuguesa PT Space vai ter um...

Gabão adquire maioria do capital da Afrijet para a transformar numa companhia internacional

A República do Gabão decidiu fazer um investimento estratégico...

TAAG admite constrangimentos de frota e reprograma voos para as próximas semanas

A TAAG Linhas Aéreas de Angola lamenta profundamente os...