Atentado no Aeroporto de Bruxelas provoca 13 mortos e 45 feridos

Data:

https://arabaviationsummit.net/spot_img

As duas explosões que se verificaram cerca das 08h15 locais desta terça-feira, dia 22 de março, na área de check-in do Aeroporto Internacional de Bruxelas/Zaventem, o principal da capital da Bélgica, provocaram 13 mortos e fizeram mais 35 feridos graves, além de importantes prejuízos materiais no edifício.

Cerca de uma hora mais tarde, verificou-se no centro de Bruxelas, na estação de metro de Maalbeck uma outra explosão numa carruagem repleta de passageiros que provocou mais 15 mortos e 60 feridos.

Uma manhã negra na capital belga, que se encontra praticamente paralisada devido aos atentados que, segundo fontes policiais, eram esperados e que justificavam o alerta máximo de segurança decretado na cidade, desde há quatro dias, quando foi preso em Molembeck, um dos principais responsáveis pelos atentados de 13 de novembro, na cidade de Paris, atribuídos e assumidos pelo auto-denominado Exército Islâmico e que provocaram 150 mortos.

O Procurador-Geral do Reino da Bélgica, figura que corresponde nas repúblicas às funções de Procurador-Geral de Justiça, anunciou, pelas 11h00 locais (10h00 UTC), que os rebentamentos foram provocados por atentados suicidas numa zona movimentada do Aeroporto e numa ocasião de grande circulação de passageiros e funcionários.

Imagens de câmaras de vigilância que estão ser transmitidas por cadeias televisivas mostram o momento que poderá ser do alegado terrorista a se fazer explodir entre os passageiros que circulavam na área afetada pelo atentado.

Toda a área edificada do aeroporto foi evacuada, com as pessoas a serem transferidas para os caminhos exteriores de acesso ou para zonas dos parques de estacionamento das aeronaves, onde a polícia as mantém sob vigilância.

Peritos policiais e investigadores criminais estão a trabalhar no local, procurando indícios que possam contribuir para o inquérito ao atentado, trabalho que decorre sob a supervisão da Polícia Federal.

 

Aeroporto fechado até às 06h00 de quarta-feira

O movimento no aeroporto, que é dotado de três pistas de serviço, está suspenso, bem como a circulação de aviões no espaço aéreo da Bélgica. As aeronaves comerciais que se dirigiam para capital belga divergiram para os aeroportos próximos, do Luxemburgo, da Holanda e da Alemanha.

Um anota do aeroporto de Bruxelas/Zaventem, também conhecido por Aeroporto Nacional, indica que a estrutura aeroportuária da capital belga irá manter-se encerrada até às 06h00 de quarta-feira, dia 23 de março. Não abrirá antes e até ao fim do dia de hoje, 22 de março, pode haver alguma indicação sobre um eventual adiamento do reinício das operações aeroportuárias.

Diversas companhias aéreas estão a permitir que os seus passageiros com viagens marcadas de e para ou com escala em Bruxelas, mudem as datas dos seus voos, sem despesas acrescidas. Os potenciais viajantes deverão contactar as suas companhias através dos respectivos websites.

  • Notícia em desenvolvimento – 11h20 UTC
  • LINK para notícia anterior relacionada

1 COMENTÁRIO

  1. Penso, e, estou certo que, não se está a dar a atenção devida, pelas autoridades
    policiais e científicas, NA MATÉRIA DOS ATENTADOS TERRORISTAS, que decerto
    não poderão estar providos de maior e melhor instrumentos de acção, para esses
    casos, principalmente, na acção preventiva. Não é possível, ou, pelo menos compreensível
    que os terroristas, mesmo os suícidas, possam passar ou estar numa multidão, e não poderem
    ser, por instrumentos próprios e especiais, observados e selecionados, e antecipar a desgraça.

    Os meios são bem conhecidos por especialistas, mas, desconheço a razão ou razões da não sua
    aplicação ou uso. Os Direitos Fundamentais existem, mas não absolutos, e a segurança é também
    um direito Fundamental.

    Mexam-se, meus senhores e minhas senhoras, se acaso, por aqueles DF, se sintam limitados, optem
    pela sua relatividade.
    LABS

Compartilhar publicação:

REGISTE-SE

spot_img

Popular

spot_img

Mais como isso
Relacionado

Contrato com a Binter para as ligações interilhas na Madeira prorrogado até setembro

A companhia aérea espanhola Binter vai assegurar por mais...

EuroAtlantic anuncia mudanças na equipa de gestão e nova injeção de capital do acionista

A companhia aérea portuguesa ‘Euro Atlantic Airways – Transportes...

Pilotos da TACV – Cabo Verde Airlines marcam greve de cinco dias entre 25 e 29 de abril

O Sindicato Nacional dos Pilotos da Aviação Civil (SNPAC)...

Luís Rodrigues completa primeiro ano à frente da TAP marcado por lucro recorde

O presidente da TAP, Luís Rodrigues, completa neste domingo,...