Um avião turboélice ATR-42-300 da companhia canadiana West Wind Aviation, matrícula C-GWEA, despenhou-se ao fim da tarde desta quarta-feira, dia 13 de dezembro, em Font-du-Lac. Todos os 25 ocupantes (22 passageiros e três tripulantes) sobreviveram e foram levados para hospitais da área do acidente.
A aeronave, que fazia um voo doméstico de Font-du-Lac para Stony Rapids, tinha acabado de levantar voo (pelas 18h15 locais) quando começou a perder altitude, tendo caído no solo a cerca de um quilómetro do final da pista de descolagem, referem relatos da imprensa canadiana.
Font-du-Lac é uma povoação remota no norte da província canadiana de Saskatchewan. Zona de frios intensos tem uma população de cerca de 900 pessoas. No momento do acidente a temperatura ambiente era de 19 graus Celsius negativos.
A companhia já confirmou o acidente e fontes aeroportuárias consideraram que, numa primeira análise, o avião é irrecuperável. As autoridades aeronáuticas canadianas nomearam uma comissão de inquérito ao acidente, cujas elementos deverão chegar a Font-du-Lac nesta quinta-feira.
Bombeiros e socorristas que estiveram no local do sinistro consideraram um “milagre” o desastre não ter atingido dimensão maior, já que trabalharam entre a neve e o combustível derramado do avião para retirar os feridos. Felizmente não se registou qualquer ignição, o que a verificar-se teria sido muito grave.
Aguardam-se informações mais concretas sobre o estado dos feridos e o número dos que ficaram hospitalizados.
- Foto © Raymond Sanger
- Notícia em desenvolvimento – 11h30 UTC dia 14 de dezembro de 2017