Austrian Airlines despediu-se dos turboélices Dash 8-400

Data:

https://arabaviationsummit.net/spot_img

A Austrian Airlines operou nesta segunda-feira, dia 31 de maio, pela última vez um voo de passageiros com um avião turboélice. O Dash 8-Q400 com o registo OE-LGI voou como OS 905/6 de Viena para Innsbruck e de volta. Após mais de 40 anos, isto marca o fim do tempo do Dash na Áustria. A futura frota da Austrian Airlines será inteiramente constituída por aeronaves Airbus, Boeing e Embraer.

“A Austrian Airlines está bem preparada para a reforma da frota do Dash. Com os confortáveis e eficientes aviões Embraer e Airbus, continuaremos a oferecer aos nossos passageiros um bom serviço de alimentação, tendo Viena como nosso hub”, diz Michael Trestl, diretor comercial da Austrian Airlines.

“O Dash tem uma carreira impressionante na nossa companhia, faz e continuará a fazer parte da nossa história. Não nos vamos esquecer disso. Gostaria de agradecer a todos os que serviram os aviões Dash nas últimas décadas, desde a tripulação de cabina e do cockpit, à equipa técnica e a muitos mais”, referiu Francesco Sciortino, diretor de operações da Austrian Airlines.

“Nas horas de ponta, o Dash 8-Q400 completou até 44.000 voos individuais por ano”, apontou o chefe de frota da Austrian Airlines Dash, Thomas Bleimuth. “Com este tipo de aeronaves, era também possível voar para locais particularmente exigentes. Por exemplo, a Tyrolean Airways costumava voar no Dash 7 com quatro motores para Courchevel nos Alpes franceses, um aeródromo situado a mais de 2.000 metros acima do nível do mar”.

A 9 de Abril de 1980, a história do Dash começou não só na Áustria, mas em toda a Europa. Nessa altura, a Tyrolean Airways foi a primeira companhia aérea europeia a receber o primeiro Dash 8 predecessor, um De Havilland Canada DHC-7. Com as suas excelentes características de aterragem em pistas curtas, a aeronave regional de 50 lugares era ideal para utilização em aeroportos difíceis como Innsbruck ou Courchevel. A partir de 1985, a Tyrolean Airways utilizou o modelo bimotor sucessor, o Dash 8-100, em voos para Graz, Frankfurt e Zurique. Até à aquisição completa da transportadora Tyrolean pela Austrian Airlines em 1998, um total de 44 aeronaves Dash 8 diferentes das séries -100, -300 e -400 voaram para a Tyrolean.

 

Na Austrian Airlines, 18 Dash 8-Q400 foram os últimos em serviço em rotas de pequeno curso, por exemplo em voos de Viena para Milão, Varsóvia ou Zagreb. Após quase 20 anos de operação na transportadora aérea de origem austríaca, só este tipo de aeronave pode gabar-se de alguns números impressionantes:

  • Mais de 20 milhões de passageiros voaram em aviões Dash 8-Q400 austríacos nos últimos 20 anos.
  • O Dash 8-Q400 voou 237 milhões de quilómetros sem acidentes. Igual à distância de 310 voos para a lua e de regresso.
  • Os  Dash 8-Q400 de registo austríaco passaram um total de 54 anos no ar.
  • Durante a sua carreira, os aviões completaram mais de 520.000 aterragens seguras.
  • Durante as suas verificações pré-voo, os pilotos do Dash 8-Q400 percorreram mais de 52.000 quilómetros a pé, ou seja, 20 viagens de circum-navegação ao território da Áustria.

 

  • Foto © Austrian Airlines

Compartilhar publicação:

REGISTE-SE

spot_img

Popular

spot_img

Mais como isso
Relacionado

AZUL terá voo direto entre Recife e a cidade do Porto, no norte de Portugal

A companhia brasileira AZUL foi autorizada a iniciar um...

APAVT lidera missão internacional de agentes de viagens à Região Administrativa Especial de Macau

A Associação Portuguesa das Agências de Viagens e Turismo...

Parlamento Europeu aprova novas normas sobre registo de dados de passageiros aéreos

O Parlamento Europeu deu luz verde a duas novas...