A Comunidade Intermunicipal do Baixo Alentejo (CIMBAL) defendeu nesta sexta-feira, dia 14 de setembro, a “afirmação” do Aeroporto de Beja como “alternativa à sobrelotação” do Aeroporto de Lisboa e complementar ao de Faro no que respeita a voos de passageiros.
Segundo a CIMBAL, num comunicado enviado à agência de notícias ‘Lusa’, trata-se de um dos contributos que submeteu no âmbito da auscultação pública em curso sobre o Programa Nacional de Investimentos (PNI) 2030.
Nos contributos, a CIMBAL identificou o que considera “as prioridades de investimento infraestruturais estratégicas de médio e longo prazo” para o Baixo Alentejo nos setores da mobilidade e dos transportes e que devem constar no PNI 2030.
Na área da aviação, os municípios também defendem o “estímulo ao desenvolvimento de um ‘cluster’ aeronáutico”, com “incentivos” à instalação de empresas nas áreas de manutenção, estacionamento e desmantelamento de aviões, carga e escola de pilotos.
A modernização e a eletrificação dos troços ferroviários Casa Branca/Beja e Beja/Funcheira da Linha do Alentejo acompanhadas de requalificação das estações e dos apeadeiros e da aquisição de material circulante “de última geração” são os investimentos defendidos pela CIMBAL na área da ferrovia e que devem constar no PNI 2030.
No plano rodoviário, a comunidade intermunicipal defende a inclusão no PNI 2030 da concretização do Itinerário Principal (IP) 8 entre a saída Grândola Sul/Beja/Ferreira do Alentejo da A2 – Autoestrada do Sul e Vila Verde de Ficalho, no concelho de Serpa e já na fronteira com Espanha.
As ligações Beja-Aljustrel-Odemira e Ourique-Sines em formato de Itinerário Complementar (IC), a construção de variantes de acesso à cidade de Moura e à vila de Aljustrel, “requalificação profunda” das ligações a Barrancos via Safara e via Amareleja e manutenção e requalificação das estradas nacionais que atravessam o Baixo Alentejo são os outros investimentos defendidos.
A CIMBAL é composta por 13 dos 14 municípios do distrito de Beja, à exceção de Odemira, que integra a Comunidade Intermunicipal do Alentejo Litoral.