A Avianca Brasil anunciou nesta terça-feira, dia 18 de julho, que Nova Iorque será o seu segundo destino nos Estados Unidos da América, com voos diários noturnos à partida do Aeroporto Internacional de Guarulhos, na cidade de São Paulo.
A companhia começará a vender bilhetes já no próximo mês de agosto para os voos que começarão em dezembro próximo para o Aeroporto Internacional de Nova Iorque/JFK. A nova rota será operada com aviões Airbus A330-200 com capacidade para 206 pessoas na Classe Económica e 32 na Classe Executiva.
Nova Iorque é o terceiro destino internacional lançado pela Avianca Brasil neste ano. Em agosto, a companhia aérea inaugurou uma rota para Santiago, no Chile. A 23 de junho foi a vez de Miami, nos Estados Unidos. Para esta cidade, na Florida, onde existe uma grande colónia de brasileiros, as ocupações dos voos têm sido muito boas.
Até o começo de 2017, a única rota internacional da empresa era Bogotá, na Colômbia, com partidas do Aeroporto Internacional Pinto Martins, na cidade de Fortaleza, Estado do Ceará, em aviões Airbus A320. O destino, segundo o presidente da Avianca, ganhará um novo reforço a partir de setembro, com voos partindo da cidade de Salvador, no Estado da Bahia.
O plano de inaugurar novos voos para fora do país começou a ser traçado em 2013, mas adiados pela crise económica. “Queríamos lançar ainda em 2014, mas não tinha como em um cenário de crise e alta do dólar”, disse o presidente da Avianca Brasil, Frederico Pedreira, que tem origem portuguesa e se graduou em Lisboa, antes de seguir para o Brasil.
Segundo dados mais recentes da Associação Brasileira das Empresas Aéreas (ABEAR), o transporte aéreo no mercado internacional cresceu quase 12% em maio deste ano, em comparação ao mesmo mês do ano passado , no oitavo período seguido de alta no indicador.
De acordo com a ABEAR, a demanda por viagens dentro do país cresceu 2,55% em maio, também em comparação ao mesmo mês de 2016. A taxa, no entanto, caiu considerando os resultados de 5,9% e 3,2% de março e abril.