Um avião bimotor de carga ‘DHC-4T Caribou’ operado pela companhia indonésia Trigana Air Service, matrícula PK-SWW, encontra-se desaparecido desde a manhã desta segunda-feira, dia 31 de outubro. A bordo seguiam quatro tripulantes, também de nacionalidade indonésia, cujo paradeiro é igualmente desconhecido.
A aeronave saiu do Aeroporto de Timika, pelas 07h57 locais, e dirigia-se para Ilaga, na Papua, onde deveria pousar pelas 08h22, a mesma hora em que os pilotos contataram terra e confirmaram que chegariam pelas 08h27. O aparelho não se apresentou na hora prevista e foram até agora infrutíferas as buscas para encontrá-lo.
O avião construído em 1972 tinha chegado à Indonésia, proveniente dos Estados Unidos da América, no passado mês de setembro. Estava dedicado ao transporte de carga, sobretudo abastecer com bens essenciais a isolada população de Ilaga, que é servida por um pequeno aeroporto situado a cerca de 2.200 metros de altitude com uma pista de 490 metros de extensão apenas.
O turboélice, não obstante ter 44 anos de serviço, era tido como um avião adequado para o serviço e as condições da pista de Ilaga.