Mais uma imagem que nos chega de um avião comercial apanhado por uma tempestade de granizo. Desta vez na China, no fim-de-semana passado, num voo doméstico da companhia Tianjin Airlines, com um avião Airbus A320, que viajava de Tianjuin para Haikou, e que foi obrigado a aterrar no Aeroporto de Wuhan.
Embora os danos mostrem alguma espetacularidade, quanto a estragos exteriores, os pilotos saíram bem da tempestade e pousaram o avião em segurança, sem perigo de maior. Não há desastres pessoais e os passageiros agradeceram à tripulação pela eficácia e profissionalismo do seu trabalho.
Na imprensa chinesa a companhia destacou precisamente o desempenho dos seus pilotos e de toda a tripulação nesta situação de emergência.
Quanto às redes sociais, na China, o caso teve grande propagação e, o que não deixa de ser curioso, com muitas observações às novas tendências das construtoras de aviões de passageiros, que se dizem apostadas em construir aeronaves, onde a presença de um único piloto será apenas uma redundância… Foi esta uma das novidades anunciadas recentemente no Salão Aeronáutico de Farnborough. Alguns de viva voz, como aconteceu com o presidente executivo da Airbus, que anunciou que a fábrica já está a trabalhar nesse novo projeto, cujos estudos estão praticamente concluídos.