Avião comercial desaparecido com seis pessoas a bordo em Angola

Data:

https://arabaviationsummit.net/spot_img

Um avião turboélice bimotor Embraer EMB120 da companhia aérea angolana Air Guincango, matrícula D2-FDO, está desaparecido desde a tarde desta quinta-feira, dia 12 de outubro, com três passageiros e três tripulantes a bordo.

A aeronave, que fazia um voo fretado para transporte de um doente de nacionalidade sul-africana, tinha descolado do Aeroporto de Camaquenzo, no Dundo, no nordeste de Angola, pelas 16h58 locais, com destino a Luanda.

As informações conhecidas são ainda escassas, pois o aparelho ter-se-á despenhado numa zona de intensa floresta no Cuilo. O comandante, identificado como João Oliveira da Silva, terá reportado uma avaria a bordo, provocada por um eventual incêndio, dizendo que estava a regressar ao Dundo. Depois os controladores aéreos perderam o contato com a aeronave que não chegou ao destino na hora prevista.

Os serviços de Proteção Civil e a Força Aérea Nacional de Angola iniciaram buscas na manhã desta sexta-feira, não havendo até ao fim do dia qualquer indicação sobre o paradeiro da aeronave ou notícias sobre os seus ocupantes. Dois helicópteros militares sobrevoaram durante algumas horas o local onde o comandante da aeronave teve os últimos contactos com a torre de controlo aéreo do Dundo.

Todo os tripulantes da aeronave eram de nacionalidade angolana. Além do comandante atrás identificado, seguiam a bordo o co-piloto Afonso Pedro e o comissário Cláudio Manico.

Felismino Ndumba, comandante da corporação de bombeiros do Dundo, disse à agência de notícias France Presse (AFP) que o avião poderá ter caído no Lago Nacarumbo, próximo do Cuilo, pelo que se tornam muito difíceis as buscas para encontrar o aparelho e eventuais sobreviventes. As condições atmosféricas no local onde provavelmente caiu o EMB120 da Air Guincango eram más na quinta-feira e são conhecidas algumas disfunções recentes da aeronave acidentada, assegurou Felismino Ndumba à AFP.

 

  • Foto © Martijn Beckers/Planespotters.net
  • Notícia atualizada às 01h45 UTC de sábado, dia 14 de outubro

Compartilhar publicação:

REGISTE-SE

spot_img

Popular

spot_img

Mais como isso
Relacionado

Boeing 787 da Avianca Colômbia diverge para os Açores devido a emergência médica

Um Boeing 787-8 Dreamliner da companhia aérea colombiana Avianca,...

Agência Espacial Portuguesa tem conselho consultivo que inclui a diretora-geral da Saúde

A Agência Espacial Portuguesa PT Space vai ter um...

Gabão adquire maioria do capital da Afrijet para a transformar numa companhia internacional

A República do Gabão decidiu fazer um investimento estratégico...

TAAG admite constrangimentos de frota e reprograma voos para as próximas semanas

A TAAG Linhas Aéreas de Angola lamenta profundamente os...