Um avião bimotor Convair CV-340, fabricado em 1954, com pintura clássica da companhia holandesa Martin’s Air Charter, anterior designação da Martinair, esta atualmente integrada no Grupo Air France-KLM, caiu na tarde desta terça-feira, dia 10 de julho, em Wonderboom, no leste da cidade de Pretoria, na República da África do Sul, por motivos desconhecidos.
O avião, que ostentava a matrícula ZS-BRV, pertenceu à companhia Rovos Air, e tinha passado recentemente por uma importante revisão técnica e foi pintado com as cores da companhia holandesa para figurar na coleção do Museu Avidrome, no Aeroporto de Lelysttad, na Holanda. Segundo a imprensa sul-africana, a aeronave tinha sido doada pelo proprietário da Rovos Air, o milionário Rovos Rail, e já era propriedade do museu holandês. Devia seguir no próxima quinta-feira, dia 12 de julho, para a Holanda com escalas em diversos aeroportos africanos e europeus. A chegada a Lelystad estava marcada para o dia 23 de julho.
.
A polícia indicou que foram transportados para hospitais de Pretória cerca de 20 ocupantes feridos. Não se sabe quantos passageiros e tripulantes seguiam a bordo. As últimas notícias ainda não confirmadas de fonte oficial, mas que podem ser lidas em toda a imprensa sul-africana, indicam que um dos feridos já faleceu, havendo outros em estado grave.
- Notícia atualizada às 19h00 UTC
- Fotos © Jan Haworth