Avião da DHL sai de pista e quebra-se em dois na Costa Rica

Data:

https://arabaviationsummit.net/spot_img

Um avião Boeing 757, versão cargueiro, saiu de pista na manhã desta quinta-feira, dia 7 de abril, no Aeroporto Internacional Juan Santamaria, em San José da Costa Rica, na América Central.

A aeronave, matrícula HP-2020DAE, pertence à companhia DHL Aero Expreso, com sede na Cidade do Panamá, uma subsidiária da companhia de correios e transporte de carga expresso alemã DHL.

O avião tinha descolado pelas 09h34 locais (14h34 UTC) para um voo de transporte de carga e correio com destino ao Aeroporto da Cidade da Guatemala. Poucos minutos após a descolagem os pilotos alertaram os controladores aéreos para graves problemas hidráulicos que afetavam o bom funcionamento do trem de aterragem. Declarada a emergência o comandante foi autorizado a regressar ao aeroporto de onde partira, aterrando cerca de 50 minutos depois. Quando já tinha passado cerca de dois terços de extensão da pista o avião saiu para o lado direito da pista, devido a colapso do rodado esquerdo, o que provocou o despiste da aeronave e a sua imobilização numa vala entre caminhos de circulação do perímetro aeroportuário.

Os meios de socorro que estavam a postos, dada a situação de emergência, extinguiram imediatamente alguns focos de incêndio que se acenderam por debaixo do aparelho devido à fricção com o asfalto da pista. Dado o violento impacto no solo a fuselagem quebrou-se em duas partes, próximo da zona da cauda da aeronave. Os dois pilotos foram retirados sem ferimentos pelas equipas de socorro.

O avião sinistrado, que não deverá ser recuperado, segundo fontes aeroportuárias, entrou ao serviço em dezembro de 1999, e tinha sido transformado em cargueiro depois de ter estado ao serviço de duas companhias aéreas de transporte de passageiros na Ásia.

 

  • Notícia atualizada às 19h30 UTC
  • Foto de abertura ©Felipe Chavez/CR Aviation

Compartilhar publicação:

REGISTE-SE

spot_img

Popular

spot_img

Mais como isso
Relacionado

Maioria parlamentar chumba comissão de inquérito à privatização da ANA – Aeroportos de Portugal

Os partidos PSD, CDS e PS manifestaram-se nesta terça-feira,...

Bestfly decide suspender toda a operação da TICV na República de Cabo Verde

 A companhia Transportes Interilhas de Cabo Verde (TICV) foi...

Base Aérea das Lajes não pode ser “uma base adormecida”, alerta governante dos Açores

O vice-presidente do Governo Regional dos Açores, Artur Lima,...