A companhia aérea portuguesa SATA Air Açores tem uma aeronave imobilizada na ilha das Flores, com uma avaria, há quase duas semanas, mas garante que tem conseguido assegurar todas as ligações programadas entre as ilhas do arquipélago dos Açores, onde tem a sua sede.
“Apesar dos constrangimentos inerentes, a companhia aérea tem conseguido corresponder ao planeamento de voos previsto”, adiantou a SATA, numa resposta por escrito à agência portuguesa de notícias ‘Lusa’.
A aeronave DHC Dash 8-400, matrícula CS-TRD, com capacidade para 80 passageiros, ficou retida na ilha da Flores, devido a uma avaria, no passado dia 7 de dezembro.
Questionada sobre a demora na resolução da avaria do avião, a SATA respondeu que “as condições meteorológicas adversas sentidas no arquipélago dificultaram o encadeamento dos procedimentos previstos e motivaram o diferimento da reparação”.
A companhia aérea não avançou com a previsão de uma data para que a aeronave volte a estar operacional.
A frota da SATA Air Açores, que assegura as ligações interilhas, conta atualmente com seis aviões operacionais: quatro DHC Dash 8-400 e um DHC Dash 8-200, este com capacidade para transportar até 37 passageiros. Além do avião que está na ilha das Flores à espera de manutenção técnica, um outro DHC Dash 8-200 (CS-TRC) encontra-se estacionado no Aeroporto da cidade da Horta, na ilha do Faial, desde outubro deste ano.
Questionada pela ‘Lusa’ sobre a renovação da frota, a companhia aérea disse que a “SATA Air Açores constituiu um grupo de trabalho para estudar” a substituição da frota mais antiga, em concreto, os dois equipamentos DHC Dash 8-200, ambos com 26 anos de serviço, 14 dos quais na SATA.
Actualização sexta-feira, dia 22 de dezembro de 2023:
O avião DHC Dash 8-400, matrícula CS-TRD, já regressou à operação, tendo sido solucionado o problema técnico que afetava a aeronave e que resultou na sua imobilização durante cerca de duas semanas, no aeroporto da ilha das Flores.