Bem-vindo, !|Sair

Avião da TAAG saiu do Porto com funcionário da ‘Portway’ dentro do porão

Um Boeing 777-300ER da TAAG – Linhas Aéreas de Angola, matrícula D2-TEI, foi obrigado a fazer uma escala não programada no Aeroporto Internacional Humberto Delgado, em Lisboa, para desembarcar um funcionário da empresa de handling portuguesa ‘Portway’ que ficou fechado num dos porões de carga da aeronave, na escala anterior, no Aeroporto Internacional Francisco Sá Carneiro, na cidade do Porto, no norte de Portugal.

O comandante do avião, que fazia o voo DT655, que partiu do Porto às 10h14 deste sábado, dia 1 de outubro, com destino ao Aeroporto Internacional 4 de Fevereiro, na cidade de Luanda, foi alertado da presença do funcionário a bordo, quando o aparelho já sobrevoava o Alentejo, no sul de Portugal, rumo ao continente africano. Imediatamente resolveu inverter o rumo e solicitar prioridade de aterragem no Aeroporto de Lisboa, onde terá pousado normalmente pouco depois das 11h00 da manhã deste sábado.

O canal televisivo português SIC noticiou que o funcionário foi desembarcado com evidentes sinais de hipotermia, mas não corre perigo de vida. Foi levado para um estabelecimento hospitalar na capital portuguesa.

Não se sabe o que terá acontecido para o funcionário ter ficado trancado dentro do porão, mas admite-se que tenha sido acidental.

Rui Oliveira, porta-voz da ANA – Aeroportos de Portugal, confirmou ao ‘Newsavia’ o incidente ocorrido com o avião angolano, e esclareceu que o funcionário se encontra em situação estável, depois de assistido num hospital de Lisboa. Foi aberto um inquérito ao nível da empresa de ‘handling’ e da própria ANA, que detém o capital social da ‘Portway’, bem como ao nível do GPIAA – Gabinete de Prevenção e Investigação de Acidente com Aeronaves.

O Boeing 777-300ER da TAAG retomou viagem para Luanda durante a tarde deste sábado, pelas 13h32, devendo aterrar na capital angolana cerca das 21h00 locais, com cerca de três horas de atraso em relação ao horário inicial do voo Porto-Luanda.

 

  • Notícia atualizada – 15h30 UTC

 

  • Na imagem vemos um avião Boeing 777 da frota da TAAG a aterrar no Aeroporto Francisco Sá Carneiro, no Porto. Foto © Carlos Seabra

Leave A Comment

Download de Notícias

Destaques

Temas

Área Geográfica