Um Airbus A320 da TAP Air Portugal que fazia na tarde desta quinta-feira, dia 12 de setembro, o voo TP1687, de Lisboa para a Madeira, não aterrou na Madeira devido a ventos fora dos limites de operação, tendo acabado por fazer uma aterragem de emergência no aeroporto da ilha do Porto Santo.
A notícia foi avançada pelo ‘Diário de Notícias’ da Madeira, que noticia que o A320, registo CS-TNN, fez antes duas aproximações ao Aeroporto da Madeira-Cristiano Ronaldo, sem sucesso, já que os ventos sobre a pista sopravam fora dos limites indicados e mandatórios para operar na ilha.
O avião tinha descolado de Lisboa pelas 16h29 e tinha aterragem estimada para as 17h50 na Madeira. Aterrou no Porto Santo, pelas 18h30 locais (mesma hora UTC).
A companhia aérea portuguesa confirmou ao ‘Diário de Notícias’ da Madeira a aterragem de emergência, sem contudo especificar o problema técnico na origem da decisão.
“A TAP confirma que o voo TP1687 com destino ao Funchal divergiu para o Porto Santo depois de duas tentativas de aterragem no Aeroporto Internacional da Madeira, devido a ventos fortes que se faziam sentir na altura. Após a decisão de divergir para Porto Santo foi declarada emergência por questões técnicas. Foram cumpridos todos os procedimentos de segurança. A aterragem decorreu com toda a tranquilidade, estando os passageiros a ser acomodados em unidades hoteleiras da região (Porto Santo), sendo posteriormente transportados para o Funchal noutros voos da companhia”, revelou ao fim da tarde a diretora de Comunicação da companhia, Rita Tamagnini.
A zona onde está implantado o Aeroporto da Madeira-Cristiano Ronaldo está a ser atingida nesta quinta-feira por ventos fortes, com rajadas de mais de 70 km/hora, que provocaram alguns constrangimentos no tráfego aéreo. Dois aviões da TAP divergiram para o Porto Santo, tendo a TAP cancelado um dos voos da noite (TP1691) proveniente de Lisboa, que deveria chegar pelas 23h45 desta quinta-feira.
- Imagem de abertura do Aeroporto da ilha do Porto Santo é da autoria de Paulo Brito