Um avião Airbus da TAP Air Portugal em aproximação ao Aeroporto de Londres/Heathrow, na capital britânica, teve de efetuar um go-around [ou borrego] devido às fortes rajadas de vento que se fez sentir devido a passagem da tempestade ‘Eunice’.
Trata-se de uma manobra comum e praticada muitas vezes pelos pilotos, que decidem perante uma aproximação instável abortar a aterragem e aguardar por melhores condições.
O relato das pessoas que filmaram acabam por tornar o vídeo mais emocionante, enquanto o Airbus ganhava altitude e dirigia-se para a zona prevista de espera (holding), programada para estas situações e sempre preparada e estudada pelos pilotos antes de qualquer aterragem, mesmo que sem vento.
O go-around, ou borrego (expressão portuguesa) ou arremesso (expressão brasileira), é uma manobra padrão e segura na aviação, projetada para garantir a segurança dos passageiros e das aeronaves em situações desafiadoras durante a aterragem. É um exemplo da importância da formação e experiência da tripulação de voo na tomada de decisões críticas para a segurança.
Fonte : EvieAviation