Avião de carga indonésio transporta primeiras vacinas para Timor-Leste

Data:

https://arabaviationsummit.net/spot_img

O primeiro lote de vacinas contra a covid-19, um total de 24 mil doses, chega à República de Timor-Leste nesta segunda-feira, dia 5 de abril, através de um voo fretado pela UNICEF, segundo documentos a que a agência portuguesa de notícias ‘Lusa’ teve acesso.

As vacinas serão transportadas para Díli num voo ‘charter’ contratado pelo Fundo da Nações Unidas para a Infância (UNICEF), que está a apoiar Timor-Leste no transporte das vacinas, e que será operado pela companhia indonésia My Indo Airlines, uma empresa de transporte de carga com sede em Jacarta e que opera, entre outros locais, também a partir de Singapura.

Um pedido para a aterragem do voo, com origem em Singapura e esperado em Díli cerca das 13h00 locais (05h00 em Lisboa), foi já formulado pela transportadora aérea ao Ministério dos Negócios Estrangeiros.

Fontes do Ministério da Saúde explicaram ao delegado da agência portugeusa que um segundo carregamento é esperado em maio.

O objetivo das autoridades timorenses é iniciar o programa de vacinação, numa primeira fase para trabalhadores da linha da frente, no dia 7 de abril, que assinala o Dia Mundial de Saúde.

Na semana passada, a ministra da Saúde, Odete Belo, e outros membros do Governo, participam num evento simbólico de entrega de arcas que vão ser usadas para as vacinas pela UNICEF ao Serviço Autónomo de Medicamentos e Equipamentos de Saúde (SAMES), a farmácia central timorense.

A data da chegada das primeiras vacinas tem sido repetidamente adiada, devido a atrasos na confirmação da sua disponibilidade por parte do produtor.

O voo desta segunda-feira ocorre depois de um complexo processo inicial para a obtenção das vacinas iniciais através do mecanismo Covax (20% do total), com vários carregamentos que serão administrados em Timor-Leste de acordo com uma lista de prioridades.

No caso de Timor-Leste, a produção de vacinas é feita na Coreia do Sul, pela empresa SK Bio, com o parceiro logístico a ser a UNICEF, que organiza o transporte para Díli.

 

  • Foto de abertura © Nguyen tan Khai/Jetphotos

 

Compartilhar publicação:

REGISTE-SE

spot_img

Popular

spot_img

Mais como isso
Relacionado

TICV/BestFly suspende todos os voos interilhas em Cabo Verde nesta quarta-feira (27 de março)

A companhia área regional TICV, concessionária dos voos interilhas...

UE adquire 12 aviões de combate a incêndios – Portugal abrangido pelo programa

A Comissão Europeia anunciou a disponibilização de uma uma...

Presidente e CEO da Boeing renuncia e abandona cargo no final do ano

Dave Calhoun (na imagem de abertura) anunciou nesta segunda-feira,...

Alemanha e Estado da Baviera poderão conceder garantia pública à ‘Volocopter’

O ministro dos Transportes da Alemanha equaciona conceder uma...