Um avião ligeiro de treino pertencente à Força Aérea de Moçambique (FAM), registo FAM255, despenhou-se na manhã desta sexta-feira, dia 28 de maio, pelas 09h45 locais, logo após a descolagem do Aeroporto de Maputo, que serve a Base Aérea na capital moçambicana.
O jornal ‘O País’ na sua edição online noticia que a aeronave atingiu o telhado de uma residência e o muro de vedação da Escola Primária Completa de Hulene B, que fica ao lado do campo onde a aeronave se despenhou. O director da escola garante que nenhum aluno foi atingido pelos estilhaços, já que todos estavam nas salas de aula aquando da queda”.
O presidente do Instituto de Aviação Civil de Moçambique (IACM), comandante João Abreu, disse ao delegado da agência portuguesa de notícias ‘Lusa’ em Maputo que uma “aeronave ligeira de dois lugares utilizada para treino do pessoal da Força Aérea moçambicana fez uma aterragem de emergência num bairro de Maputo hoje, sexta-feira, 28 de maio”.
Apenas um dos dois ocupantes do aparelho, ambos militares ficou ferido, mas sem gravidade, segundo informações recolhidas no local do desastre. Uma fonte das Forças de Defesa de Moçambique, em que se integra a FAM, já confirmou o incidente.
- Foto de abertura © Rádio Miramar/Maputo
- Notícia atualizada às 19h30 UTC