Avião executivo roubado cai na Guatemala depois de uma escala na Venezuela – Dois mortos

Data:

https://arabaviationsummit.net/spot_img

Um avião executivo Beechcraft Hawker 800, matrícula XB-PYZ, que tinha sido roubado nesta terça-feira, dia 22 de setembro, de um hangar no Aeroporto Internacional Mariano Matamoros, município do Estado de Morelos, no México, foi encontrado destruído na noite do mesmo dia, numa pista clandestina na Guatemala.

A notícia foi avançada pelo portal de notícias de aviação ‘Transponder1200’ que adianta que os destroços da aeronave foram encontrados numa pista clandestina em Alta Verapaz, em Santa Marta Salina, na Guatemala, república da América Central, localizado a sul do México. Junto do aparelho foram encontrados dois cadáveres, supostamente dos tripulantes que tinham descolado e pilotado a aeronave.

O Beechcraft Hawker 800 levantou voo do Aeropuerto Internacional Mariano Matamoros às 10h25 locais (17h25 UTC) tendo tomado o rumo sul. Depois foi aterrar no Aeroporto Internacional do Estado de Zulia, na Venezuela, onde chegou pelas 16h00 locais (20h00 UTC), tendo descolado pelas 17h50 locais (21h50 UTC) com direção norte. Esta informação foi confirmada por fontes do Exército da Guatemala que seguiu a rota do avião.

Desconhece-se as pretensões de quem roubou a aeronave e como foi autorizada a aterrar na Venezuela, pois não tinha plano de voo. Contudo, fontes militares e policiais na Guatemala, acreditam que todo este imbróglio esteja relacionado com transporte de droga à partida de território venezuelano, um expediente que tem sido comum nos últimos meses com aviões roubados ou com registos modificados para iludir a vigilância aérea.

Aliás a unidade do Exército que fez a primeira abordagem no local do acidente encontrou, entre os destroços do aparelho, vários pacotes de cocaína e armas, incluindo espingardas automáticas e munições. Trata-se supostamente da carga que foi embarcada na Venezuela.

Na aterragem na Guatemala alguma coisa terá corrido mal, e fontes policiais disseram à imprensa guatemalteca que os pilotos poderiam não ter perfeito conhecimento do local onde estavam a pousar. Infelizmente duas vidas e um avião perdidos.

Aguarda-se uma comunicação oficial das autoridades da Guatemala sobre o acidente.

 

  • Notícia em desenvolvimento – 16h40 UTC

Compartilhar publicação:

REGISTE-SE

spot_img

Popular

spot_img

Mais como isso
Relacionado

Turismo de Portugal conquista prémio de melhor destino no ‘Routes Europe 2024’

O Turismo de Portugal venceu o galardão de ‘Melhor...

Moçambique prossegue investigação sobre alegados desvios de receitas na companhia aérea estatal LAM

A procuradora-geral da República de Moçambique confirmou que estão...

AZUL terá voo direto entre Recife e a cidade do Porto, no norte de Portugal

A companhia brasileira AZUL foi autorizada a iniciar um...