Um jato executivo Bombardier CL-600-2B16 Challenger 604, de matrícula turca, com 11 pessoas a bordo, despenhou-se na tarde deste domingo, dia 11 de março, numa montanha próxima da cidade de Shahr-e Kord, cerca de 370 quilómetros a sul de Teerão, capital da República Islâmica do Irão. Um comunicado governamental distribuído na capital iraniana, nesta noite, confirma que todos os ocupantes do aparelho morreram e que foram recolhidas partes de corpos calcinados para exames de DNA.
O avião privado, pertencente à empresa turca Bresolin Holding (Basaran Investments), tinha descolado do Aeroporto de Sharjah, nos Emirados Árabes Unidos, com destino a Istambul, na Turquia. A bordo seguiam oito passageiros e três tripulantes. A Autoridade Nacional de Aviação Civil do Irão confirmou a ocorrência do desastre. Reza Jafarzadeh, porta-voz da entidade, disse aos jornalistas que o avião levava a bordo onze pessoas e que terá embatido numa montanha pelas 18h45 locais. Foram acionados meio de socorro e resgate que conseguiram alcançar o topo da montanha ajudados por diversos camponeses residentes na área. A noite já tinha caído e havia gelo o que dificultou o trabalho dos socorristas, entretanto ajudados por helicópteros militares, que iluminaram a zona do desastre.
O aparelho tinha a matrícula TC-TRB e segundo um site turco de notícias de aviação era pilotado pela filha de um conhecido locutor desportivo iraniano, Huseyin Basaran, que faleceu há poucos anos e que era uma pessoa muito conhecida e estimada pelos turcos.
Ainda segundo a imprensa turca a bordo seguiam a filha e herdeira do dono da Basaran Holdings, acompanhada por sete amigas que regressavam de uma festa de despedida de solteiro nos Emirados Árabes Unidos. Está a ser divulgada a imagem que mostramos acima, que foi colocada na conta de Instagram de Mina Basaran, precisamente no sábado, dia da festa, e que mostra as oito amigas durante a estada em Sharjah, no spa do hotel de luxo onde ficaram hospedadas.
Este é o segundo desastre aéreo grave que ocorre no corrente ano no espaço aéreo do Irão. No passado mês de fevereiro, um avião ATR72 da Iran Aseman Airlines despenhou-se nas montanhas Zagros, próximo da cidade de Semiron, quando realizava um voo de Teerão para Yasuj. Morreram os 65 ocupantes do aparelho (LINK notícia relacionada).
- Na imagem de abertura vemos o jato acidentado. Foto © Adrian Cilia
- Notícia atualizada – 19h10 UTC