Um avião ligeiro, modelo Cessna Reims F150, registo CS-AYJ, propriedade da AeroVip, Grupo 7Air, fez uma aterragem de emergência nesta tarde de quinta-feira, dia 15 de Maio, num terreno agrícola na aldeia de Possanco, em Alcácer do Sal, no Alentejo, Sul de Portugal.
A aeronave tinha sido alugada por um piloto civil à AeroVip e fazia o trajecto entre o Aeródromo de Portimão, no Algarve, e o Aeródromo Municipal de Cascais, em Tires, onde a empresa aérea tem a sua sede.
Segundo alguns relatos não confirmados, mas vindos a conhecimento público através de notícias em cadeias televisivas e de rádio, o avião sofreu uma avaria e o piloto estaria a tentar aterrar no Aeródromo da Comporta, perto do local onde o avião acabou por se despenhar em velocidade e manobra controladas. A Protecção Civil de Setúbal, mais tarde, confirmou que o incidente se teria dado devido a suposta avaria do aparelho.
Os tripulantes, um homem de 31 anos e uma mulher de 30, sofreram pequenos ferimentos, respectivamente, na cabeça e na mão, de acordo com os socorristas do INEM.
O alerta foi dado às 15h24 para os Bombeiros de Alcácer e para a viatura de emergência do INEM do Litoral Alentejano.
O Cessna 150 é um dos mais populares aviões ligeiros do mundo, sobretudo nas escolas de formação de pilotos. É o quinto avião civil mais vendido, em número de aparelhos produzidos, e é de patente norte-americana. O que hoje registou a avaria foi construído na Europa, na fábrica francesa da Reims Aviation, sob licença da Cessna. Tem um motor Continental O-200-As da Rolls-Royce. Daí que comercialmente o modelo tenha adquirido a designação Cessna Reims F150.
Os dois tripulantes do avião da Leávia foram assistidos no local pelas equipas médicas de emergência.
(ACTUALIZADO ÀS 02h00 de 16 de Maio de 2014)
Esta noticia está incorrecta!
A aéronave pertence ao grupo 7 Air e foi alugada à AeroVip por um piloto civil…o vôo não era de instrução!
O dois tripulantes nem foram ao Hospital…
Boa Noite. Agradecemos as Vossa informações e já procedemos às respectivas correcções.