Um avião histórico da Força Aérea dos Estados Unidos da América caiu na tarde desta quinta-feira, dia 23 de agosto, no Aeroporto de Blaine, no condado de Anoka, no norte da cidade de Minneapolis, no Estado do Minnesota.
Segundo mostrou o canal norte-americano Sky 11 a aeronave ficou totalmente destroçada na cabeceira da pista de aterragem do aeroporto, tendo se declarado um incêndio que foi apagado pelos bombeiros aeroportuários durante quase uma hora.
A bordo seguia unicamente o piloto, com 65 anos de idade, que foi transportado de helicóptero para um hospital da cidade, onde está internado em situação estável, embora com ferimentos considerados graves.
O aparelho acidentado é um ‘Trojan T-28B’, fabricado na década de 50 do século passado, pela North American Aviation. Trata-se de um avião militar, inicialmente utilizado no treino de pilotos, mas depois destinado a outras missões, nomeadamente de reconhecimento aéreo. A versão B foi construída exclusivamente para servir segundo as especificações emanadas ao tempo pela Aviação Naval dos EUA. O avião acidentado estava desmilitarizado e tinha a matrícula N215SF. Foi construído em 1955.
Fontes aeroportuários disseram aos canais de televisão no Minnesota que o piloto preparava-se para fazer uma passagem baixa sobre o aeroporto quando tocou na pista e descontrolou.
Nos últimos dois meses contam-se já por cerca de meia dúzia o número de aviões históricos envolvidos em sinistros e que foram totalmente perdidos, provocando um número anormal de vítimas fatais em casos semelhantes, quando comparados com os anos mais recentes.
- Notícia atualizada às 20h30 UTC