Nesta segunda-feira, dia 25 de janeiro, estão programados 24 voos da LATAM Airlines Brasil com 684.600 mil doses da vacina contra a covid-19. As vacinas partem em voos da companhia do Aeroporto de São Paulo/Guarulhos para abastecer mais de vinte estados. O transporte é feito gratuitamente por meio do programa ‘Avião Solidário’.
Desde o passado dia 18 que a companhia brasileira já realizou o carregamento de 749.282 doses da ‘CoronaVac ‘e 35.500 doses da vacina de Oxford. Ao todo – incluindo os voos desta segunda-feira – a LATAM terá transportado mais de 1,4 milhão de doses de vacinas para ajudar no combate da pandemia no país. A ação é parte do plano nacional de imunização e um pedido do Ministério da Saúde, por meio da VTCLOG e com o apoio da ABEAR (Associação Brasileira das Empresas Aéreas).
A LATAM Cargo é a primeira companhia aérea do continente americano e a única da América do Sul a obter a certificação ‘CEIV Pharma’, emitida pela IATA (Associação Internacional de Transporte Aéreo). Desde agosto, uma equipa da empresa tem planeado e adiantado os cenários para o transporte – doméstico e internacional –, levando em consideração o destino, a infraestrutura dos aeroportos e a logística necessária para o transporte das vacinas.
O ‘Avião Solidário’ beneficia há nove anos a América Latina. Por meio da LATAM Cargo, o programa transportou nesta pandemia mais de 1.000 toneladas de cargas, como testes rápidos para despiste do novo coronavírus, medicamentos, máscaras, entre outros produtos, beneficiando o Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Peru e Argentina.