Bem-vindo, !|Sair

Aviocar da FAP preparados para seguir viagem para o Uruguai

As tripulações da Força Aérea Uruguaia que vão receber os dois aviões CASA C-212/300 comprados a Portugal, já estão na Base Aérea 6, no Montijo, onde se preparam para o voo ferry até ao Uruguai e que se fará pelo Mar do Norte. Fabricados em 1993, ainda a CASA era uma fábrica espanhola independente (hoje está integrada no consórcio europeu Airbus), estes aparelhos foram recebidos pela Força Aérea Portuguesa em 1994, tendo estado ao serviço até ao final de 2011 (com as matrículas 17201 e 17202), na Esquadra 410 “Cientistas”, nomeadamente, durante o episódio do naufrágio do navio petroleiro “Prestige”, em Novembro de 2002, no seguimento da mancha resultante do derrame de 77.000 toneladas de petróleo.

infografico-aviocar-uruguai
Contudo e de acordo com fontes da Força Aérea do Uruguai, os aparelhos “não foram adquiridos para vigilância e controlo marítimo, mas para aumentar a capacidade da actual frota de transporte de C-212”.

Aviocar Sirius

Sirius Magazine

Sirius Magazine

Os aviões vão integrar a frota de quatro C-212 “Aviocar” do Esquadrão Aéreo Nº 3, baseada em Carrasco e habitualmente utilizados em missões de transporte, busca e salvamento, coordenação de comunicações e comando aéreo, apoio a operações nocturnas de busca e salvamento de helicópteros, entre outras. O contrato de compra e venda foi assinado, em Lisboa, no passado dia 18 de Dezembro de 2014 e os dois Aviocar adquiridos pela Força Aérea Uruguaia a Portugal já ostentam os seus novos distintivos.

Aviocar artigo Sirius

Aviocar

Leave A Comment

Download de Notícias

Destaques

Temas

Área Geográfica