Aviões Canadair da UE ajudam combate a incêndios na Turquia

Data:

https://arabaviationsummit.net/spot_img

A Turquia ativou neste domingo, dia 1 de agosto, o Mecanismo de Proteção Civil da União Europeia (UE), face aos grandes incêndios florestais que abalam o país desde há vários dias.

A Comissão Europeia respondeu imediatamente e enviou para a Turquia um avião Canadair da Croácia e outros dois do mesmo modelo que estão baseados em Espanha. Estes aparelhos anfíbios e cisternas, de combate a incêndios, fazem parte da reserva de meios de proteção civil ao serviço da instituição europeia.

“A UE está em plena solidariedade com a Turquia neste momento muito difícil. Agradeço a todos os países que ofereceram ajuda. Os nossos pensamentos estão com o povo turco que perdeu os seus entes queridos e com os corajosos socorristas que estão a fazer o seu melhor para combater os incêndios mortais. Estamos prontos a prestar mais assistência”, refere, nesta segunda-feira, dia 2 de agosto, em comunicado, a comissária europeia Janez Lenarčič, responsável pela Gestão de Crises.

 

O Centro de Coordenação de Resposta de Emergência 24/7 da União Europeia está em contacto regular com as autoridades turcas para acompanhar de perto a situação e canalizar a assistência da UE.

O Mecanismo de Proteção Civil da UE reforça a cooperação entre os Estados-Membros da UE e seis Estados participantes no domínio da protecção civil, com vista a melhorar a prevenção, preparação e resposta a catástrofes. Quando a escala de uma emergência ultrapassa as capacidades de resposta de um país, este pode solicitar assistência através do Mecanismo. Foi o caso presente, que exigiu a solicitação da Turquia.

 

Compartilhar publicação:

REGISTE-SE

spot_img

Popular

spot_img

Mais como isso
Relacionado

Bruxelas pede a Portugal e mais 16 países para aplicarem tarifação na navegação aérea

A Comissão Europeia instou Portugal e 16 outros países...

Aumento de custos atira Air France-KLM para o vermelho no primeiro semestre deste ano

O grupo Air France-KLM perdeu 314 milhões de euros...