Aviões Canadair da UE ajudam combate a incêndios na Turquia

Data:

https://arabaviationsummit.net/spot_img

A Turquia ativou neste domingo, dia 1 de agosto, o Mecanismo de Proteção Civil da União Europeia (UE), face aos grandes incêndios florestais que abalam o país desde há vários dias.

A Comissão Europeia respondeu imediatamente e enviou para a Turquia um avião Canadair da Croácia e outros dois do mesmo modelo que estão baseados em Espanha. Estes aparelhos anfíbios e cisternas, de combate a incêndios, fazem parte da reserva de meios de proteção civil ao serviço da instituição europeia.

“A UE está em plena solidariedade com a Turquia neste momento muito difícil. Agradeço a todos os países que ofereceram ajuda. Os nossos pensamentos estão com o povo turco que perdeu os seus entes queridos e com os corajosos socorristas que estão a fazer o seu melhor para combater os incêndios mortais. Estamos prontos a prestar mais assistência”, refere, nesta segunda-feira, dia 2 de agosto, em comunicado, a comissária europeia Janez Lenarčič, responsável pela Gestão de Crises.

 

O Centro de Coordenação de Resposta de Emergência 24/7 da União Europeia está em contacto regular com as autoridades turcas para acompanhar de perto a situação e canalizar a assistência da UE.

O Mecanismo de Proteção Civil da UE reforça a cooperação entre os Estados-Membros da UE e seis Estados participantes no domínio da protecção civil, com vista a melhorar a prevenção, preparação e resposta a catástrofes. Quando a escala de uma emergência ultrapassa as capacidades de resposta de um país, este pode solicitar assistência através do Mecanismo. Foi o caso presente, que exigiu a solicitação da Turquia.

 

Compartilhar publicação:

REGISTE-SE

spot_img

Popular

spot_img

Mais como isso
Relacionado

TAP Air Portugal retomou rota direta entre a Venezuela e a ilha da Madeira

– Cerimónia oficial e decoração a preceito na zona...

TAP Air Portugal terá 95 voos semanais para o Brasil no mês de julho

Uma delegação da TAP Air Portugal, liderada pelo seu...

Teste de táxi aéreo elétrico pode definir novo tipo de transporte para peregrinos do Hajj, na Arábia Saudita

Num movimento histórico, a Arábia Saudita conduziu com sucesso...