As chuvas torrenciais que têm caído no Estado de Tamil Nadu, no sul da Índia, deixaram diversas regiões submersas, entre elas a do Aeroporto Internacional de Chennai, que serve todo aquele estado e que é o quarto mais movimentado do subcontinente indiano.
As previsões para esta quarta e quinta-feiras, dias 2 e 3 de dezembro, são muito más, prevendo-se a continuidade das chuvas que têm alagado todo o Estado e que fecharam ao tráfego o aeroporto de Chennai, onde estão neste momento dezenas de aviões comerciais de transporte de passageiros, de médio e longo curso, submersos nas águas, alguns até meia fuselagem, sem quaisquer hipóteses de fuga de uma situação que não será nada boa para as aeronaves, já que, além da água, juntam-se diversos detritos levados pela corrente das cheias.
Um informador do aeroporto disse que foram tomadas precauções para minimizar prejuízos nas aeronaves, mas realçou que toda a zona da infraestrutura está transformada num gigantesco lago, e só com a paragem das chuvas é que se poderá ter uma perspectiva da retoma das operações e fazer o rescaldo dos prejuízos.
Diversas companhias aéreas estão a avisar os passageiros de que não vale a pena tentarem o aeroporto, nem tão pouco fazer planos de viagem, até que os serviços nacionais de meteorologia indiquem a paragem da chuva que, prevêem, esses serviços poderá durar até ao final de quinta-feira. O ministro da Aviação, Ashok Gajapati Raju, fez igual alerta e disse que os movimentos aéreos em Chennai estão suspensos até nova ordem.
O Aeroporto Internacional de Chennai regista por dia uma média de 360 movimentos, sendo base de importantes companhias, como a SpiceJet, JetAirways, Air Costa e Blue Dart Aviation. É ainda utilizado pela companhia nacional Air India e pelas companhias low cost GoAir e IndiGo.
Tamil Nadu seria o nome certo do estado.
Obrigado. Vamos corrigir.
O estado é Tamil Nadu e não Tail Nadu.
Obrigado. Vamos corrigir.