A Azul Linhas Aéreas Brasileiras operou mais de 250 mil voos em 2016, anunciou a companhia na sexta-feira, dia 10 de fevereiro. O resultado de voos do último ano foi potencializado nas operações de alta temporada, como em janeiro – mês com mais oferta –, fevereiro, julho e dezembro. Frequências complementares em feriados prolongados também contribuíram com os números de 2016. Ainda, na lista das cinco rotas com o maior número de descolagens estão os voos no Sudeste e no Sul do Brasil.
O comunicado da companhia fundada por David Neeleman, sócio do consórcio ‘Atlantic Gateway’ que está envolvido desde 2015 na privatização de metade do capital social da companhia portuguesa TAP, refere que a rota com mais voos operados ao longo de 2016 foi entre São Paulo/Viracopos) e Rio de Janeiro/Santos Dumont, com 8,4 mil partidas. Em seguida, aparecem os voos entre Viracopos e Belo Horizonte (7,2 mil), Viracopos e Porto Alegre (5,5 mil) e Viracopos e Curitiba (5,4 mil). A rota São Paulo/Guarulhos-Belo Horizonte ocupa a quinta posição, com 3,9 mil operações.
Nos planos da Azul para 2017 estão voos domésticos para Santo Ângelo (Estado do Rio Grande do Sul), Mossoró (Rio Grande do Norte) e Jericoacoara (Ceará). No âmbito internacional, a Azul estreará, ainda no primeiro semestre, frequências para Buenos Aires (Argentina) e Santa Cruz de la Sierra (Bolívia).