Azul inaugura primeira rota para um país europeu

Data:

https://arabaviationsummit.net/spot_img

A Azul Linhas Aéreas Brasileiras iniciou nesta quarta-feira, dia 22 de junho, a sua primeira rota transatlântica e estreou-se nos voos regulares para a Europa.

O primeiro voo (AD8750) entre o Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas, no Estado de São Paulo, e o Aeroporto Internacional Humberto Delgado, em Lisboa, partiu às 17h32, cerca de meia-hora depois da hora marcada (17h00). A chegada a Lisboa está prevista para as 06h52 de quinta-feira, dia 23 de junho. É feito pelo Airbus A330-200 matrícula PR-AIW.

No regresso o voo da Azul (AD8751) partirá da capital portuguesa pelas 11h00, tendo pouso previsto em Viracopos pelas 17h35 locais de quinta-feira, dia 23.

Antonoaldo Neves, presidente executivo da Azul, considera a inauguração do voo para Lisboa “um marco muito importante dentro do planeamento estratégico da companhia para operações internacionais”. “Abrimos as portas da Europa aos brasileiros por meio de Portugal, onde temos a TAP como parceira para levar nossos clientes ainda mais longe”, destaca o executivo que recorda que “o último voo regular para Lisboa operado de uma companhia aérea brasileira foi há dez anos, o que torna este momento de retoma ainda mais especial”.

Em Lisboa, os clientes da Azul contarão com ligações da TAP Portugal e da TAP Express para mais de 80 destinos em 35 países, por meio do code-share assinado recentemente. Desde o início deste mês os programas de vantagens TudoAzul e Victoria (da TAP) são também parceiros.

A Azul recebeu no final do mês passado a certificação ETOPS 120, documento outorgado pela Agência Nacional de Aviação Civil do Brasil (ANAC) que homologa a companhia para realizar voos em rotas de longa distância sobre o mar e áreas terrestres remotas. O certificado permitiu a realização das suas operações entre Brasil e Portugal, cujo primeiro voo se assinala nesta quarta-feira, dia 22 de junho.

A sigla ETOPS (Extended Twin Operations) foi criada pela ICAO, a Organização Internacional da Aviação Civil, para certificar operadores que utilizam aeronaves bimotoras a realizarem voos em rotas com trechos que distam até 60 minutos do aeroporto alternativo mais próximo. No caso da Azul, esse limite pode ser de até 120 minutos.

Os voos da Azul para Lisboa iniciam-se com três frequências semanais, mas a partir de 7 de julho já passarão a ter cinco frequências por semana. A companhia brasileira está autorizada a realizar até sete voos semanais entre os Aeroportos de Viracopos/Campinas e de Lisboa.

A companhia fundada por David Neeleman, sócio do consórcio que adquiriu parte do capital da TAP no final do ano passado, tem voos para os Estados Unidos da América, desde 2015, nos quais utiliza também aviões A330-200.

 

  • LINK notícia atualizada
  • Foto: Alex Pelicer

Compartilhar publicação:

REGISTE-SE

spot_img

Popular

spot_img

Mais como isso
Relacionado

Contrato com a Binter para as ligações interilhas na Madeira prorrogado até setembro

A companhia aérea espanhola Binter vai assegurar por mais...

EuroAtlantic anuncia mudanças na equipa de gestão e nova injeção de capital do acionista

A companhia aérea portuguesa ‘Euro Atlantic Airways – Transportes...

Pilotos da TACV – Cabo Verde Airlines marcam greve de cinco dias entre 25 e 29 de abril

O Sindicato Nacional dos Pilotos da Aviação Civil (SNPAC)...

Luís Rodrigues completa primeiro ano à frente da TAP marcado por lucro recorde

O presidente da TAP, Luís Rodrigues, completa neste domingo,...