Um Airbus A330-900 neo, a maior aeronave da frota da companhia Azul – Linhas Aéreas Brasileiras, descolou na manhã desta quinta-feira, dia 25 de março, para Porto Rico, nas Caraíbas, onde vai embarcar insumos que ajudarão a processar o IFA, matéria-prima utilizada na produção da vacina ‘Astrazeneca’, que está sendo produzida e embalada no Brasil pelos laboratórios farmacêuticos ‘Fiocruz’.
A aeronave partiu do Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas, por volta das 10h00 e tem previsão de retorno ao Brasil, com pouso no Aeroporto Internacional do Galeão, no Rio de Janeiro, às 01h45 da madrugada de sexta-feira, dia 26 de março.
Sistemas de filtração e bolsa de formulação fazem parte dos insumos que serão transportados de Porto Rico para o Rio de Janeiro. Os itens compõem a fabricação da vacina e a carga, que pesa aproximadamente quatro toneladas, e será transportada no porão da aeronave. Além deste carregamento, a Azul também transporta medicamentos veterinários do Brasil para o país caribenho.
“A Azul firmou um compromisso com o Brasil e tem se empenhado diariamente para ajudar o setor público e privado no combate à pandemia, realizando diversas operações especiais neste momento delicado que estamos atravessando. Além da maior malha aérea do país, temos larga expertise em logística e estamos à disposição de todos os setores para auxiliar o país no combate à covid-19”, afirma Izabel Reis, diretora da Azul Cargo Express.
Acostumada a transportar cargas especiais, a Azul Cargo Express, unidade de cargas da Azul, possui larga experiência e excelência no transporte e logística de cargas sensíveis e fármacos, como a da H1N1, que exige gelo seco e um preparo especial para o transporte. A empresa dispõe de uma frota diversificada e moderna, que possibilita operar desde rotas regionais até missões internacionais de longa distância.