Um avião Boeing 737-300 da companhia peruana Peruvian Airlines, registo OB-2036-P, incendiou-se na tarde desta terça-feira no Aeroporto Francisco Carlé, em Jauja, no departamento de Junín, nos Andes Peruanos.
A companhia aérea distribuiu um comunicado em que confirma o sinistro, que ocorreu pelas 16h30 locais, e afirma que o avião no momento da aterragem virou para o lado direito, tendo saído da pista. “Graças à perícia do piloto e ao alto profissionalismo da nossa tripulação de cabina evitou-se um contratempo maior. Os 141 passageiros que se encontravam a bordo foram desembarcados com a ajuda da tripulação, não havendo danos pessoais de relevância a assinalar.
O Aeroporto Francisco Carlé, na cidade de Jauja, está situado numa zona montanhosa, a uma altitude de 3.360 metros e serve uma ampla zona serrana do Peru. A pista é de asfalto e tem uma extensão de 2.810 metros.
Segundo testemunhas o avião quebrou o trem dianteiro e a asa direita quando saiu de pista tendo se incendiado de seguida. Fotos conhecidas já na manhã desta quarta-feira (hora europeia) mostram que a aeronave ardeu completamente. Jornais locais apontam que 39 ocupantes do Boeing 737-300 da Peruvian foram assistidos a ferimentos menores e devido a situações de pânico em hospitais da área de Jauja.
- Notícia atualizada às 08h00 UTC de quarta-feira, dia 29 de março.
- Foto e vídeo Twitter/Alexandra Hörler@AlexandraHorler
- Em seguida podem ver um vídeo que foi enviado por uma passageira (Jhonathan ST) pelo Twitter para a sua família, onde mostra a sua aflição, mas apressa-se a dizer que está bem, como aliás aconteceu com todos os ocupantes do avião sinistrado:
https://www.youtube.com/watch?v=V3F-KvANGg8