Um Boeing 737-700 da TAAG – Linhas Aéreas de Angola sofreu um avaria técnica após a aterragem no Aeroporto do Soyo, na província do Zaire, norte do país, na manhã deste domingo, dia 30 de abril, pelas 11h00 locais, ficando imobilizado na pista, com o trem dianteiro recolhido.
Um porta-voz da companhia aérea, em declarações à agência de notícias portuguesa ‘Lusa’, confirmou a ocorrência do incidente e adiantou que todos os ocupantes do aparelho (47 passageiros e seis tripulantes) se encontravam bem, não se tendo registado quaisquer feridos. O avião era proveniente de Luanda (voo DT130).
Carlos Vicente, porta-voz da companhia aérea angolana, esclareceu na manhã deste domingo à ‘Lusa’ que “não houve vítimas humanas, a aeronave está imobilizada no Soyo, e a TAAG está a acautelar todos os pormenores no sentido de poder transportar os passageiros que se encontram na cidade do Soyo, para regressarem a Luanda”.
A aeronave sofreu o colapso do trem dianteiro por circunstâncias não apuradas e todos os ocupantes, passageiros e tripulantes “desembarcaram são e salvos”. Foram ajudados no desembarque pelos bombeiros e socorristas em serviço no aeroporto.
Entretanto a agência noticiosa angolana ‘Angop’ divulgou ao fim da tarde deste domingo que uma equipa do Instituto Nacional de Aviação Civil de Angola (INAVIC) e do Gabinete de Prevenção de Acidentes de Aeronaves é aguardada no Soyo para a abertura do inquérito, protocolar nestas ocasiões, para apurar as reais causas do incidente.
Este é o segundo incidente que se regista no aeroporto do Soyo em menos de um ano, após o despiste de uma aeronave ligeira Piper PA-31 pertencente à empresa privada Mavewa, em Julho de 2016, cujos dois ocupantes saíram também ilesos, adianta a Angop.
- As fotos não identificadas são de autores desconhecidos e circulam nas redes sociais
- Notícia atualizada às 18h00 UTC