O Boeing 757 da TACV, matrícula D4-CBP, sofreu uma avaria no Aeroporto Internacional Pinto Martins, na cidade de Fortaleza, no Estado do Ceará, Nordeste Brasileiro, na noite do passado dia 13 de Maio, confirmou a companhia aérea cabo-verdiana.
A aeronave realizou o voo TCV665 entre a Cidade da Praia e Fortaleza, na quarta-feira, dia 13, tendo pousado cerca das 23h20 locais. O regresso a Cabo Verde, com quase uma centena de passageiros a bordo, seria na madrugada de quinta-feira, dia 14, o que foi adiado devido a uma avaria entretanto detectada.
Segundo um comunicado distribuído pela TACV, e divulgado na imprensa cabo-verdiana, o aparelho sofreu “danos na componente da asa que apoia a estabilidade e velocidade do aparelho durante o voo”. A falha nos flaps foi detectada pela tripulação depois do aparelho aterrar no Aeroporto Pinto Martins, observa a nota de imprensa.
A TACV assegura que, após constatar a natureza dos danos, providenciou acomodação para os passageiros em hotéis de Fortaleza. Também tem-lhes prestado todas as informações e assistência.
“O tráfego de Fortaleza era composto por 96 passageiros, dos quais 35 tinham como destino final Lisboa. Relativamente a estes iniciou-se ainda ontem [quinta-feira] o seu reencaminhamento para Portugal”, informa a TACV.
A companhia aérea informa ainda que, após a reparação com a supervisão da Boeing, decidiu realizar um voo ferry (sem passageiros) para Cabo Verde, para que a reparação fosse finalizada na Cidade da Praia.
Passageiros aguardam uma semana hospedados em hotéis de Fortaleza
“Perante a indisponibilidade de aparelho no mercado para operar para Fortaleza, que é um destino com outras exigências por ser um voo transatlântico, entendemos que os passageiros para Cabo Verde deviam permanecer em Fortaleza até a próxima quarta-feira, dia 20 de Maio, sob a responsabilidade da TACV”, acrescenta o comunicado da empresa.
A TACV alega que tentou colocar os passageiros via Lisboa, mas porque não possuíam vistos Shengen tal não foi possível, pelo que está a aguardar uma autorização especial para o voo de regresso a Cabo Verde.
Euro Atlantic faz voo do TACV Praia-Boston (EUA)-Praia
Entretanto e face à impossibilidade de voar com o seu Boeing 757, único avião da TACV com condições para as rotas regulares com destino a território continental americano, a companhia viu-se na obrigação de fretar um avião à companhia portuguesa Euro Atlantic Airways, que no dia de hoje, sexta-feira, 15 de Maio, fez o voo entre o Aeroporto Internacional Nelson Mandela, na Cidade da Praia, e o Aeroporto de Logan, na cidade de Boston, Estados Unidos da América.
O Boeing 767-300ER, matrícula CS-TLO, levantou voo (VR690) do aeroporto da capital cabo-verdiana pelo meio-dia de sexta-feira e tem regresso marcado (VR691) para as 04h20 da madrugada deste sábado, dia 16 de Maio.
Acabou de sair um vôo da Euro Atlantic fretado pela TACV daqui de Fortaleza 1:21 am hora local,acredito que o 757 ainda esteja parado então.
Euroatlantic continua a servir a rota Fortaleza-Praia. Logo acredito eu que o 757 da tacv ainda esteja parado por qualquer motivo.