Um avião Boeing 777-200ER, matrícula G-VIIP, da companhia aérea British Airways divergiu nesta quarta-feira, dia 26 de abril, para o aeroporto da Base Aérea das Lajes, na ilha Terceira, nos Açores, devido a uma discussão a bordo entre um casal de passageiros e a tripulação, informou a Força Aérea Portuguesa (FAP).
“Tratou-se de uma discussão entre um casal e a tripulação. O casal viajava em classe económica e queria passar para a executiva. A situação motivou a aterragem do avião nas Lajes”, adiantou à agência Lusa o porta-voz da FAP, tenente-coronel Costa, acrescentando que a situação terá sido filmada por telemóvel por um dos membros do casal.
De acordo com o oficial português, não se tratou de qualquer situação de emergência, mas sim de um incidente de segurança a bordo.
O casal britânico ficou na ilha Terceira para prestar declarações à Polícia de Segurança Pública (PSP) que tratará do encaminhamento do processo para as entidades judiciais, de acordo com a legislação em vigor.
O avião, que aterrou durante a tarde, em viagem de Londres/Gatwick para Kingston, na Jamaica, voo BA2263, descolou do Aeroporto das Lajes, pelas 19h21 locais (mesma hora UTC), mas desta feita de regresso a Londres/Gatwick.
Não se conhece o motivo porque a companhia optou por regressar ao Reino Unido. Admite-se que tenha a ver com o facto da tripulação queimar os tempos permitidos de trabalho consecutivo e não ter encontrado hospedagem em número de quartos necessários na ilha Terceira para pernoitar até quinta-feira. O comandante quando decidiu aterrar na Base Aérea das Lajes já se encontrava a leste da ilha do Corvo, se bem que ainda no espaço do Centro de Controlo Oceânico da ilha de Santa Maria.
- Os nossos leitores podem ver em seguida um vídeo que foi colocado no Canal ‘YouTube’ por ‘mix3dbreed’, que mostra o aparato policial que recebeu o avião da British Airways na Base Aérea das Lajes, na ilha Terceira: