B777-300ER da Singapore pegou fogo após pouso de emergência – 241 ocupantes ilesos c/vídeos

Data:

https://arabaviationsummit.net/spot_img

 width=

Uma arriscada operação de salvamento decorreu na manhã de hoje no Aeroporto Internacional de Changi, na cidade de Singapura. Tudo decorreu bem e o grande sucesso de toda a operação deve-se à maneira como a tripulação e os bombeiros aeroportuários lidaram com o incidente, no qual um avião de longo curso esteve envolvido pelas chamas após um pouso de emergência, na sequência de um derrame de combustível na asa direita da aeronave. A bordo estavam 222 passageiros e 19 tripulantes, que até puderam filmar e registar fotos do tenebroso momento, em que se chegou a temer o pior.

Um avião Boeing 777-300ER da Singapore Airlines, matrícula 9V-SWB, que fazia na madrugada desta segunda-feira, dia 27 de junho, o voo SQ368, entre o Aeroporto Internacional de Changi, em Singapura, e o Aeroporto Internacional de Malpensa, em Milão, norte de Itália, foi obrigado a regressar ao aeroporto de partida, onde pousou cerca de 04h20 depois da descolagem devido a uma fuga de combustível num dos depósitos da asa direita.

Segundo relatos dos passageiros a canais televisivos e agências de notícias internacionais, o alerta foi dado pela própria tripulação de cockpit que verificou que o avião estava a consumir mais combustível do que seria normal, devido a um eventual derrame. Estavam decorridas cerca de duas horas de viagem. Logo uma passageira, identificada como Lee Bee Yee, de 43 anos, segundo o jornal ‘Straits Times’ de Singapura, viu um fio de combustível que estava a ser vertido na asa direita.

Singapore SQ368_2016jun27_02 900px

Os passageiros foram acompanhados por alguns esclarecimentos do próprio comandante da aeronave, que nunca escondeu o momento porque estavam a passar e a todos recomendou calma, preparando-os para uma aterragem que não seria normal, de regresso ao aeroporto de partida, alegando que daquela forma não tinham combustível suficiente para chegar a Itália. O avião tocou pista pelas 06h50 da manhã desta segunda-feira (23h50 UTC de domingo) e logo se verificou a ocorrência de um incêndio que se propagou por toda a asa direita e ao motor (General Electric GE90) do mesmo lado. Como previsto nestas ocasiões o avião foi acompanhado por diversas viaturas pesadas de pronto-socorro do Aeroporto, ainda na pista de pouso, tendo o incêndio sido logo atacado. A aeronave manteve-se fechada, até completa contenção e extinção do fogo, tendo os ocupantes saído pelos seus próprios meios por escadas móveis de emergência.

Singapore SQ368_2016jun27_03 900px

Segundo alguns passageiros o motor da asa direita terá explodido, mas sem registar rombo na fuselagem, fato que não está confirmado, se bem que, tal como a asa direita, o motor tenha ficado carbonizado e totalmente destruído.

As fotografias e os vídeos disponibilizados na madrugada desta segunda-feira (hora europeia e brasileira) mostram bem a violência do fogo e os momentos que se viveram no aeroporto de Changi. Alguns passageiros descreveram os momentos horríveis que passaram, mas nem por isso, se registaram momentos de grande pânico a bordo, disseram. Com a ajuda da tripulação, nomeadamente dos pilotos, o incidente foi vivido com alguma calma, pragmatismo e muita confiança no trabalho dos pilotos e assistentes de bordo, no avião, e dos bombeiros e socorristas em terra.

Singapore SQ368_2016jun27_04 900px

A maioria dos passageiros já seguiu viagem nesta manhã de segunda-feira para Milão, num outro Boeing 777-300ER da Singapore Airlines (matrícula 9V-SWF). O voo SQ368D saiu de Changi cerca de cinco horas depois do pouso de emergência. Não se registaram ferimentos entre os passageiros e tripulantes do voo. Alguns casos de passageiros mais sensíveis, poucos em relação ao número de presentes no voo, preferiram interromper a viagem para Itália, segundo fontes aeroportuárias.

 

  • Notícia em atualização: 08h00 UTC segunda-feira, dia 27 de junho

 

  • Foto de entrada: © Douglas Yew/Channel News Asia
  • Outras fotos:© Bee Yee/Channel News Asia

 

  • Em seguida publicamos dois vídeos que estão disponíveis no canal Youtube. O primeiro foi publicado no canal televisivo de Singapura AajakLive TV. O segundo é da BNO News e é da autoria da passageira Bee Yee.

 

Compartilhar publicação:

REGISTE-SE

spot_img

Popular

spot_img

Mais como isso
Relacionado

TICV/BestFly suspende todos os voos interilhas em Cabo Verde nesta quarta-feira (27 de março)

A companhia área regional TICV, concessionária dos voos interilhas...

UE adquire 12 aviões de combate a incêndios – Portugal abrangido pelo programa

A Comissão Europeia anunciou a disponibilização de uma uma...

Presidente e CEO da Boeing renuncia e abandona cargo no final do ano

Dave Calhoun (na imagem de abertura) anunciou nesta segunda-feira,...

Alemanha e Estado da Baviera poderão conceder garantia pública à ‘Volocopter’

O ministro dos Transportes da Alemanha equaciona conceder uma...