Bem-vindo, !|Sair

B777-300ER da TAM faz pouso de emergência em Madrid por ameaça de bomba


Um avião Boeing 777-300ER da companhia brasileira TAM Linhas Aéreas, registo PT-MUG, regressou esta noite ao Aeroporto de Barajas/Adolfo Suárez, em Madrid, onde pousou de emergência, depois de duas horas e meia de viagem (voo JJ 8065 que seguia com destino a Guarulhos/São Paulo). A companhia, no Brasil, confirmou que a aeronave voltou ao local de partida, porque as autoridades espanholas avisaram que tinham recebido uma ameaça anónima de que haveria uma bomba a bordo.

O avião brasileiro tocou solo na capital espanhola pelas 00h05 locais de terça-feira, dia 15 de dezembro (21h05 de segunda-feira no Brasil, dia 14 de dezembro), tendo a aterragem decorrido sem incidentes. A aeronave ficou estacionada num local restrito do aeroporto e os passageiros foram desembarcados e estão no terminal a aguardar notícias.

Equipas de especialistas policiais já estão dentro do avião brasileiro, procedendo a buscas.

O comandante do B777-300ER da TAM foi alertado sobre o incidente quando voava já sobre Marrocos, muito próximo da cidade de Casablanca. Decidiu retornar a Madrid, de onde partira. Chegou a ser aventada a hipótese do avião ir pousar em Málaga, mais próximo da costa da África do Norte, onde se tinha declarado a emergência.

No Aeroporto de Madrid vigoram restrições para movimento de aeronaves comerciais entre as 23h00 e as 07h00 da manhã, mas a direcção da estrutura resolveu aceder ao pedido do comandante brasileiro.

Aqui deixamos uma gravação do site ‘RadarBox24.com’, em que podemos comprovar a rota que o avião da TAM estava a seguir e o local onde o comandante decidiu regressar a Madrid.

TAM B777-300ER PT-UG desvio rota 14dez2015 900px

 

  • Notícia em actualização (23h45 UTC de 14 de dezembro de 2015)

2 Comments

  1. Boa noite. Acabo de ler o vosso artigo, relativo a esta emergência, porque já tinha recebido um Tweet a informar do mesmo.
    No entanto estranho o vosso seguinte comentário

    “No Aeroporto de Madrid vigoram restrições para movimento de aeronaves comerciais entre as 23h00 e as 07h00 da manhã, mas a direcção da estrutura resolveu aceder ao pedido do comandante brasileiro.”

    Está publicado no flightradar que o aeroporto de MAD está pelo menos aberto até a última descolagem que é às 01:15 com destino a PMI e a primeira aterragem publicada é às 04:00 de LPA, referente às chegadas a última está programada às 01:10 de TFN e a primeira às 04:35 de DKR, pelo que quanto a mim o aeroporto está oficialmente fechado/sem trafego entre as 01:15 e as 04:00 , dai que não entendo essa de que a direcção da estrutura resolveu aceder ao pedido do comandante, que em caso de emergência qualquer aeroporto está apto a receber qualquer avião nesse situação mesmo encerrado.

    Cumprimentos
    Jorge Pi to da Silva

  2. Pequeno rectificativo aos meus comentários

    Boa noite. Acabo de ler o vosso artigo, relativo a esta emergência, porque já tinha recebido um Tweet a informar do mesmo.
    No entanto estranho o vosso seguinte comentário
    “No Aeroporto de Madrid vigoram restrições para movimento de aeronaves comerciais entre as 23h00 e as 07h00 da manhã, mas a direcção da estrutura resolveu aceder ao pedido do comandante brasileiro.”
    Está publicado no flightradar que o aeroporto de MAD está pelo menos aberto até a última descolagem que é às 01:15 com destino a PMI e a primeira descolagem publicada é às 04:00 para LPA, referente às chegadas a última está programada às 01:10 de TFN e a primeira às 04:35 de DKR, pelo que quanto a mim o aeroporto está oficialmente fechado/sem trafego entre as 01:15 e as 04:00 , dai que não entendo essa de que a direcção da estrutura resolveu aceder ao pedido do comandante, que em caso de emergência qualquer aeroporto está apto a receber qualquer avião nesse situação mesmo encerrado.
    Cumprimentos
    Jorge Pinto da Silva

Leave A Comment

Download de Notícias

Destaques

Temas

Área Geográfica