Bimotor faz ‘excelente’ pouso de barriga em Caracas – Com vídeo

Um avião bimotor turboélice Rockwell 690B Turbo Commander, matrícula YV-3066, aterrou sem trem nesta segunda-feira, dia 16 de setembro, no Aeroporto Oscar Machado Zuloaga, em Charallave, no Estado Miranda, em Venezuela.

O avião terá sofrido uma avaria técnica e os pilotos não conseguiram abrir o trem de aterragem, tendo optado pelo pouso de barriga, em coordenação com os serviços de controlo aéreo e socorro aeroportuário.

Segundo alguns sites venezuelanos de notícias de aviação e de resgate e socorro civil, a operação foi perfeita, e a aterragem está a ser considerada excelente, pois os pilotos conseguiram tocar na pista com tudo desligado e praticamente sem combustível. A pista também foi preparada para o impacto da aeronave minimizando a ocorrência de um incêndio, eventualmente provocado pela fricção do metal no asfalto.

Os dois pilotos saírem ilesos do incidente e o avião aparentemente terá poucos estragos. O que pode ser ilusório, pois o mais provável é que a estrutura do aparelho possa estar afectada pelo impacto no terreno. Só uma verificação técnica por parte de especialistas é que avaliará a extensão das avarias.

O avião saiu de fábrica em 1979, tem o número de série 11.541. Era de uso privado. Não existem indicações sobre se teria mais passageiros a bordo além dos dois pilotos: Freddy Barrios (comandante) e Wilmer Camargo (copiloto).

O Aeroporto Oscar Machado Zuloaga, também é conhecido por Aeroporto de Caracas/Charallave. Está situado a cerca de 30 quilómetros da capital venezuelana, por auto-estrada e é utilizado pela aviação executiva e de turismo.

 

1 Comments

  1. Avatar

    Excelente trabalho dos pilotos. Parabéns!

Leave A Comment

Download de Notícias

Destaques

Temas

Área Geográfica