A Binter Canarias vai continuar a operar a rota de serviço público entre as ilhas da Madeira e do Porto Santo, na Região Autónoma da Madeira, até, pelo menos, ao dia 21 de abril de 2024, anunciou a companhia aérea espanhola nesta sexta-feira, dia 16 de fevereiro.
A companhia aérea é concessionária desta rota sujeita ao regime de Obrigações de Serviço Público (OSP) desde 2018, quando ganhou um contrato por um período de três anos, através de concurso público europeu aberto pelo Governo da República Portuguesa. O contrato foi renovado por mais três anos e, desde então, foi prorrogado por períodos de quatro ou seis meses. A prorrogação atual expiraria no próximo dia 23 de fevereiro próximo.
As últimas prorrogações, as quais quase sempre decididas sobre o final do prazo, tem levado a que a Binter tenha fechado a marcação de viagens, aguardando a renovação da autorização de celebração de nova prorrogação. Um processo que implica naturais transtornos para os passageiros que costumam utilizar os voos da Binter entre as duas ilhas portuguesas.
O Governo Português viu-se impossibilitado de conceder a concessão da rota por três anos, desde 2022, devido ao facto de um outro concorrente ao concurso, a companhia portuguesa Sevenair Transportes Aéreos, ter contestado os resultados do júri. Uma questão que está a ser dirimida nas instâncias judiciais e que, pelos vistos, ainda não teve solução.
A Binter distribuiu um comunicado no qual assegura que a companhia aérea mantém um contato contínuo com as administrações locais, para estabelecer sinergias que permitam avançar na conectividade entre as duas ilhas do arquipélago da Madeira e, nomeadamente, para o exterior. Atualmente, a Binter trabalha com o Turismo da Madeira na promoção do destino, através de diferentes ações de dinamização, para favorecer o desenvolvimento de conexões diretas entre o arquipélago e o exterior.
A rota interinsular conecta a ilha da Madeira, com 240.000 habitantes, com a sua vizinha Porto Santo, com apenas 5.500 residentes. A companhia aérea espanhola opera quatro voos diários entre as duas ilhas do arquipélago português, com duas partidas da Madeira (FNC) às 07h30 e 18h30, e duas de Porto Santo (PXO) às 08h30 e 19h30.
Quase duas décadas de história entre Binter e o arquipélago da Madeira
Em 2005, a Binter deu início à sua expansão para fora das ilhas das Canárias, e a Madeira tornou-se o seu primeiro destino internacional. Posteriormente, em 2018, a companhia aérea venceu o concurso para conectar Madeira e Porto Santo, com o objetivo de estabelecer uma ligação aérea que garanta o desenvolvimento sociocultural e o fluxo de residentes entre as duas ilhas.
Além disso, a companhia aérea canária introduziu melhorias no serviço da rota Madeira-Porto Santo ao longo dos anos, como check-in online, facilidade para alterações nas tarifas de residentes e estudantes e um programa de fidelização, com o objetivo de ajustar a oferta às necessidades da população.
Foto de abertura © Paulo Brito