Um avião Boeing 787-8 da LATAM Airlines, com a matrícula chilena CC-BBK, ainda pintado com as cores da LAN Airlines, solicitou na noite desta quarta-feira, dia 29 de junho, prioridade na aterragem no Aeroporto Internacional Adolfo Suarez Madrid/Barajas, em Espanha, devido a uma suspeita de formação de gases num dos porões do aparelho.
A aeronave fazia o voo LA705 entre os aeroportos de Frankfurt (saiu pelas 19h45 locais), na Alemanha, e de Santiago do Chile, com escala em Madrid. Quando o avião fazia a aproximação ao aeroporto da capital espanhola, a tripulação verificou que havia um alarme de formação de gases perigosos dentro do porão, pelo que solicitou prioridade na aterragem que se verificou pelas 22h07 locais, antes da hora estimada de chegada, anunciou o site de informação aeronáutica ‘AirLive’.
A companhia distribuiu esta noite um comunicado em Madrid e em Santiago do Chile, em que confirmou o incidente e adiantou que os serviços técnicos e policiais tinham revistado o avião e concluído que estava afastada essa suspeita, estando o avião pronto para prosseguir viagem com destino à capital chilena.
Não se registaram quaisquer incidentes com os passageiros que foram desembarcados numa zona isolada, na presença dos serviços de socorro do aeroporto e de viaturas dos bombeiros aeroportuários, de prevenção a acompanhar a chegada do Boeing 787-8 chileno.