Cabo Verde Airlines retoma voos para Portugal na quinta-feira, dia 21 de julho

Data:

https://arabaviationsummit.net/spot_img

A Cabo Verde Airlines anunciou nesta terça-feira, dia 19 de julho, que retoma na quinta-feira, dia 21 de julho, os voos para Portugal com o Boeing 737-700 alugado à companhia angolana TAAG, após renovada a certificação pelas entidades europeias da aviação civil.

Em comunicado, a TAC – Transportes Aéreos de Cabo Verde, que opera com a designação comercial Cabo Verde Airlines, renacionalizada em julho do ano passado devido às consequências da pandemia de covid-19, explica que em 7 de julho, “por indicação” da Agência Europeia para a Segurança da Aviação (EASA), suspendeu todos os voos operados com o Boeing 737-700 de matrícula D4-CCI, alugado à TAAG desde março último.

“De recordar que a certificação do aparelho (…) foi concluída junto da AAC [Agência de Aviação Civil de Cabo Verde] a 08 de maio de 2022 e o seu processo de certificação junto das entidades estrangeiras iniciou a 13 de maio. Todos os passageiros dos voos cancelados foram devidamente protegidos e encaminhados para os seus destinos”, lê-se no comunicado da TACV.

“A partir do dia 21 de julho [a Cabo Verde Airlines] irá retomar as suas operações com a aeronave D4-CCI. Assim, uma vez que o processo de certificação da aeronave D4-CCI já se encontra concluído junto da EASA, as operações de e para Lisboa podem ser efetuadas com o referido aparelho”, acrescenta.

A agência portuguesa de notícias ‘Lusa’ já tinha noticiado nesta terça-feira que a Cabo Verde Airlines voltou a integrar o grupo de companhias com licença para operar ligações para a Europa, de acordo com a listagem atualizada pela EASA.

Há cerca de duas semanas que a Cabo Verde Airlines estava excluída da listagem da EASA das autorizações de Operador de País Terceiro (TCO, na sigla em inglês), conforme a própria organização confirmou à ‘Lusa’.

Na sequência da não renovação dessa autorização, emitida anteriormente em 2016, a companhia esteve sem realizar voos comerciais de 7 a 9 de julho, alegando “motivos operacionais”. A situação só foi ultrapassada depois do dia 10 de julho, com recurso a uma aeronave fretada.

Na listagem de licenças TCO atualizada hoje pela AESA e consultada pela Lusa, a TACV voltou a figurar como operadora autorizada, com o AOC número CV-01/COA e o código TCO CPV-0001.

“Uma autorização de Operador de País Terceiro emitida pela AESA é um pré-requisito para realizar operações de transporte aéreo comercial para a União Europeia. A Cabo Verde Airlines não tem atualmente essa autorização e só poderá retomar os seus voos regulares para Portugal assim que a tiver”, tinha esclarecido em 12 de julho à Lusa fonte oficial daquele organismo europeu, com sede em Colónia, Alemanha.

A Lusa contactou anteriormente a administração da TACV, questionando sobre a situação da licença TCO da companhia, que remeteu qualquer esclarecimento para mais tarde, o que aconteceu hoje.

Em causa está a necessidade de a Cabo Verde Airlines possuir uma licença TCO emitida pela AESA, numa altura em que desde a retoma da atividade comercial, em dezembro de 2021, após a pandemia de covid-19 – estava sem realizar voos desde março de 2020 -, a companhia só voa (da Praia, Sal e São Vicente) para Lisboa, Portugal, necessitando por isso daquela licença.

 

  • Foto de abertura © Duarte Gomes

Compartilhar publicação:

REGISTE-SE

spot_img

Popular

spot_img

Mais como isso
Relacionado

AZUL terá voo direto entre Recife e a cidade do Porto, no norte de Portugal

A companhia brasileira AZUL foi autorizada a iniciar um...

APAVT lidera missão internacional de agentes de viagens à Região Administrativa Especial de Macau

A Associação Portuguesa das Agências de Viagens e Turismo...

Parlamento Europeu aprova novas normas sobre registo de dados de passageiros aéreos

O Parlamento Europeu deu luz verde a duas novas...