Cabo Verde debate vantagens da privatização dos serviços aeroportuários

Data:

https://arabaviationsummit.net/spot_img

A Cidade da Praia acolheu na terça-feira, dia 30 de Junho, um fórum para o debate da possibilidade da privatização dos serviços de rastreio de passageiros, bagagens e carga aérea nos aeroportos de Cabo Verde.

Neste momento, a segurança e os serviços aeroportuários estão sob a responsabilidade da Polícia Nacional (PN), mas a possibilidade destas atividades virem a ser terceirizadas e assumidas por empresas privadas consta do próprio Programa Nacional de Segurança da Aviação Civil (PNSAC).

Este programa foi aprovado em 2014 e já é praticado apenas no controlo de acesso a áreas restritas de segurança.

Durante o fórum, promovido pela Agência de Aviação Civil (AAC), em parceria com a empresa de Aeroportos e Segurança Aérea de Cabo Verde (ASA), o Ministério da Administração Interna (MAI) e a Direção de Estrangeiros e Fronteiras, os participantes tomaram contacto com as empresas de segurança privadas e as oportunidades de negócio existentes nesta área no país.

Segundo uma fonte da AAC, o índice de crescimento nesta área tem, à semelhança de outros países, reforçado a presença e substituição, em Cabo Verde, das forças de segurança do Estado por agentes de empresas de segurança privadas em diversos locais.

Trata-se, nomeadamente, de locais como portos e bancos, entre outros, onde tal possibilidade está a ser equacionada por forma a otimizar os recursos e como meio de garantir uma melhor segurança e proteção aos cidadãos.

O fórum visa também socializar a legislação geral e de segurança aplicável à segurança da aviação civil e os padrões de qualidade exigidos tanto a nível internacional como nacional, explicou a fonte da ASA.

No encontro, foram apresentadas as melhores medidas de segurança a serem adotadas, a legislação aplicável à aviação civil, os padrões de qualidade exigidos tanto a nível nacional como internacional, bem como um estudo sobre a segurança nos aeroportos do arquipélago.

Neste sentido, foi feita a apresentação de um estudo sobre a segurança nos aeroportos do país e apresentados vários temas, entre os quais, “Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) no controlo de fronteiras nacionais”.

Os participantes debateram ainda sobre temas relacionados com a “Legislação sobre segurança privada e Sistema de Gestão de dossiês sobre alvarás e cartões para exercício de Segurança Privada”, “Legislação AVSEC Nacional” e “Oportunidades de Negócio nos Aeroportos para Empresas de Segurança”.

 

  • Notícia da ‘PANApress’, agência noticiosa panafricana.
  • LINK notícia relacionada

Compartilhar publicação:

REGISTE-SE

spot_img

Popular

spot_img

Mais como isso
Relacionado

TICV/BestFly suspende todos os voos interilhas em Cabo Verde nesta quarta-feira (27 de março)

A companhia área regional TICV, concessionária dos voos interilhas...

UE adquire 12 aviões de combate a incêndios – Portugal abrangido pelo programa

A Comissão Europeia anunciou a disponibilização de uma uma...

Presidente e CEO da Boeing renuncia e abandona cargo no final do ano

Dave Calhoun (na imagem de abertura) anunciou nesta segunda-feira,...

Alemanha e Estado da Baviera poderão conceder garantia pública à ‘Volocopter’

O ministro dos Transportes da Alemanha equaciona conceder uma...