Cabo Verde e Açores fortalecem parceria e cooperação na Aviação Comercial


 

O governo de Cabo Verde defende um reforço da cooperação com a Região Autónoma dos Açores no setor dos transportes aéreos entre outras potenciais áreas comuns aos dois arquipélagos. As declarações do ministro das Finanças da república africana, no arquipélago dos Açores, na passada semana, traduzem a satisfação do executivo governamental do arquipélago e República de Cabo Verde naquele sector de atividade económica.

“Os transportes é o mais importante”, disse Olavo Correia, na cidade de Ponta Delgada, na ilha de São Miguel. “Queremos abordar este mercado porque onde existe emigração cabo-verdiana há também diáspora dos Açores, nos EUA, na França e outros países”, acrescentou o ministro.

Olavo Correia, que reuniu no sábado, dia 12 de agosto, com o vice-presidente do Governo dos Açores, no âmbito de uma visita oficial à região, que termina segunda-feira (14), confessou que gostaria que a SATA ligasse outros destinos a partir da cidade da Praia ou São Vicente, em Cabo Verde.

Atualmente a SATA liga Cabo Verde e os Açores, com extensão a Boston, nos Estados Unidos da América, e a outros destinos europeus e norte-americanos para onde voa atualmente a transportadora aérea portuguesa, com base nos Açores.

O ministro de Cabo Verde, sobre a hipótese de uma participação do Governo dos Açores na companhia pública Transportes Aéreos de Cabo Verde (TACV) disse que “esta é uma questão que poderá ser analisada posteriormente” no âmbito do processo de privatização, que “está a cumprir os trâmites legais”.

“Mas mais do que a participação direta na TACV está a cooperação entre os dois governos para abordar melhor o mercado dos transportes aéreos na perspetiva da diáspora, do turismo, mas também para que as nossas empresas sejam mais rentáveis”, frisou o governante.

O vice-presidente do Governo dos Açores, Sérgio Ávila, afirmou que as ligações da Azores Airlines, companhia do Grupo SATA, com Cabo Verde, a partir dos EUA, estão a decorrer com “excelente sucesso”, o que “permite perspetivar que há possibilidades de evolução” da operação.

O arquipélago de Cabo Verde é um país independente desde 1975, de língua oficial portuguesa, situado Oceano Atlântico, próximo da costa continental de África. Pelas suas características insulares e pela sua afinidade geográfica está incluído na Macaronésia, grupo de ilhas do Atlântico Norte situadas entre a Europa e a faixa costeira do noroeste da África e que inclui mais os arquipélagos dos Açores e da Madeira, duas regiões autónomas portuguesas, e o arquipélago das Canárias, também região autónoma que integra o território de Espanha.

Desde há vários anos que estão em curso diversos acordos e parcerias entre estes arquipélagos, em diversas áreas.

 
Faça parte da nossa comunidade - Descarrega já a app NewsAvia

Leave A Comment

Download de Notícias

Destaques

Temas

Área Geográfica