Cabo Verde e São Tomé e Príncipe preparam fórum onde discutirão o transporte aéreo entre as ilhas

Data:

https://arabaviationsummit.net/spot_img

A República de Cabo Verde deverá acolher entre setembro e outubro deste ano a reunião da comissão mista com a República Democrática de São Tomé e Príncipe, que poderá ser acompanhada por um fórum de negócios, anunciou nesta segunda-feira, dia 8 de abril, Patrice Trovoada, primeiro-ministro são-tomense.

“Temos a ambição, na esteira das boas relações políticas da nossa fraternidade, conseguir desenvolver uma agenda económica”, algo que deverá ganhar um novo impulso na próxima reunião da comissão mista, referiu Trovoada, no final de uma audiência concedida pelo primeiro-ministro cabo-verdiano, Ulisses Correia e Silva.

Os dois líderes de Governo encontraram-se à margem da conferência internacional sobre democracia, que decorre hoje e terça-feira, na ilha do Sal, Cabo Verde.

O encontro serviu para ambos discutirem as relações bilaterais e olharem para o calendário, prevendo reunir a comissão mista antes das eleições autárquicas em Cabo Verde.

Patrice Trovoada apontou para a realização, em paralelo, de “um fórum económico ou de investimento”, para materializar uma ambição de “há muito tempo”, de ver empresários de Cabo Verde em São Tomé e Príncipe e vice-versa.

Além do foco em setores de atividade específicos, os dois governos discutem como responder a “uma preocupação das comunidades” dos dois países, “as ligações aéreas entre São Tomé e Príncipe e Cabo Verde”.

“O setor aéreo é bastante complexo, carece muitas vezes da intervenção do Estado ao nível das subvenções” e, no caso de Cabo Verde e São Tomé, há um “parceiro fundamental, Angola, que assegurava no passado as ligações entre Luanda, São Tomé e Praia”, capital cabo-verdiana, referiu Patrice Trovoada.

Outra opção pode passar por companhias que passam por Cabo Verde e São Tomé, como a Asky Airlines, companhia pan-africana, com sede no Togo.

“Estamos a trabalhar com todos. Sabemos que muita gente está a olhar para nós, à nossa espera, para ver se as famílias são-tomenses e cabo-verdianas se reencontram com mais frequência”, referiu.

Compartilhar publicação:

REGISTE-SE

spot_img

Popular

spot_img

Mais como isso
Relacionado

Pilotos apoiam parecer da administração da SATA sobre a privatização da Azores Airlines

O Sindicato dos Pilotos da Aviação Civil (SPAC) de...

Sindicatos criticam proposta da OGMA – Trabalhadores reúnem-se em plenário

Três sindicatos voltaram a criticar, em véspera de plenário...

LAM já pode transportar carga aérea de Moçambique para Lisboa

A Confederação das Associações Empresariais de Moçambique (CTA) diz...