Cabo Verde participou em reunião regional das autoridades de investigação de acidentes

O Instituto de Prevenção e Investigação de Acidentes Aeronáuticos e Marítimos (IPIAAM) de Cabo Verde participou na sexta reunião da Comissão da BAGAIA (Banjul Accord Group Accident Investigation Agency) em representação do Estado de Cabo Verde.

A reunião teve lugar entre os dias 12 a 14 de julho, na cidade de Banjul, capital da Gâmbia, tendo a delegação do IPIAAM sido constituída pelo presidente do Conselho Diretivo, Mário Margarito Gomes e pelo vogal executivo para o setor aeronáutico, Jorge Rodrigues.

Sob o lema ‘Fortalecimento da BAGAIA por intermédio da colaboração regional efetiva’, os países signatários do acordo presentes no encontro, chegaram a importantes resoluções, das quais se destaca, o compromisso da referida agência regional de ajudar os Estados-membros da sub-região a cumprirem com as normas da Organização da Aviação Civil Internacional (OACI), em matéria de investigação de acidentes, o Anexo 13.

Igualmente, foram abordadas, a adoção do pacote de Regulamentos de Segurança de 2021, o recrutamento de técnicos para a BAGAIA e foram apresentadas soluções e partilhada a experiência dos diferentes Estados, a respeito dos muitos desafios e objetivos a serem alcançados.

De referir ainda, que a criação do IPIAAM e o modelo multimodal adotado na República de Cabo Verde, que fundiu os dois setores, aeronáutico e marítimo, privilegiando uma visão integrada na área da investigação de incidentes e acidentes nestes modos de transporte, foi referenciado como um exemplo a seguir por outros países membros da BAGAIA.

 

Leave A Comment

Download de Notícias

Destaques

Temas

Área Geográfica