A Secretaria de Aviação Civil (SAC) da Presidência da República do Brasil coordena, a partir desta quinta-feira, dia 4 de fevereiro, a Operação Carnaval 2016, procedimento especial de atividade em sete aeroportos brasileiros, em atendimento à demanda extra gerada pelas festividades. A operação integra os aeroportos de Brasília (Distrito Federal), Rio de Janeiro (Galeão e Santos Dumont), São Paulo (Guarulhos e Congonhas), Recife (Estado de Pernambuco) e Salvador (Estado da Bahia), que segundo as indicações disponíveis serão aqueles que terão maior movimento.
A expectativa é que entre os dias 4 e 15 de fevereiro mais de 7,3 milhões de passageiros passem pelo 15 principais aeroportos do País. Somente nos sete aeroportos da operação, serão mais de 5 milhões de passageiros (entre chegadas e partidas). Estão programadas 16.200 partidas no período, 3% a mais que as 15.770 decolagens do Carnaval 2015. Neste ano, o pico de movimentação nos sete terminais que integram a operação será nesta sexta-feira, dia 5 de fevereiro, com cerca de 461 mil passageiros transportados, seguido do dia 10, com 458,5 mil viajantes. Os terminais de São Paulo (Guarulhos e Congonhas) terão, juntos, a maior movimentação no período: 2,31 milhões de pessoas.
As medidas adotadas pelas autoridades aeroportuárias brasileiras visam reforçar os serviços de atendimento nos terminais, garantindo fluidez à atividade aeroportuária durante o Carnaval.
A nota governamental distribuída nesta quinta-feira, dia 4 de fevereiro, pela SAC, refere declarações do ministro Guilherme Ramalho, em que este considera que o setor da aviação é um exemplo de gestão e de planeamento. “A cada nova operação especial, os aeroportos brasileiros confirmam o padrão de excelência que vêm construindo. Batemos novos recordes de pontualidade na Operação Fim de Ano e não há dúvidas que o Carnaval será mais um momento de gestão alinhada entre as instituições envolvidas em todo o processo de recepção e processamento de passageiros”, garante.