Carro na pista aborta pouso de Boeing-767 da Japan Airlines

Data:

https://arabaviationsummit.net/spot_img

Vila Galé - NewsAvia _ Março

 

Um avião Boeing 767 da Japan Airlines (JAL) foi obrigado a uma descolagem de emergência logo que tocou na pista no Aeroporto de Tokushima, no Japão, devido a ter à sua frente, a cerca de 800 metros de distância, um carro ligeiro.

O incidente verificou-se neste domingo, pelas 11h00 locais, e tem tido grande repercussão nos noticiários televisivos e nas redes sociais, pela iminência de catástrofe que esteve à vista. O aparelho, dizem testemunhas no aeroporto, apenas tocou com o trem traseiro na pista, tendo logo acelerado para a subida. O canal Fuji TV noticiou que o comandante do avião, que levava a bordo 67 passageiros e tripulantes, disse que estava autorizado a aterrar pela torre do aeroporto.

O avião, que procedida de Haneda, Tóquio, aterrou em segurança cerca de 25 minutos depois.

O Ministério dos Transportes já distribuiu uma nota a lamentar o incidente e esclareceu que o carro que estava estacionado na pista era de uma equipa de manutenção técnica do aeroporto que estava a substituir uma lâmpada avariada no sistema de iluminação. O controlador aéreo esqueceu-se de que tinha autorizado a manutenção a realizar esse trabalho e deu luz verde ao Boeing 767 da JAL. O desastre esteve iminente, salvo pela atenção da tripulação de cockpit ao que se passava na pista de aterragem.

O Aeroporto de Tokushima é uma infra-estrutura mista, utilizada por tráfego civil e militar, sendo explorado por militares. Normalmente tem quatro controladores na torre nos dias úteis, mas aos fins-de-semana, como foi o caso, tem apenas um controlador de serviço.

O ministro dos Transportes ordenou um inquérito rigoroso acerca do incidente, de forma a apurar responsabilidades e evitar ocorrências semelhantes.

 

Artigo anterior
Próximo artigo

Compartilhar publicação:

REGISTE-SE

spot_img

Popular

spot_img

Mais como isso
Relacionado

Portway e SINTAC assinam acordo de empresa

A Portway Handling de Portugal assinou com o SINTAC...

Portugueses viajam mais e escolhem a Madeira e Cabo Verde para as férias da Páscoa

Os portugueses estão a comprar mais viagens neste início...

JetBlue desiste da compra da Spirit, um projeto que não tinha o acordo das autoridades reguladoras

A companhia aérea norte-americana JetBlue, que foi fundada pelo...

Pessoal de terra da Lufthansa convoca nova greve entre os dias 7 e 9 de março

O pessoal de terra do Grupo Lufthansa convocou mais...