Centro Aeronáutico de Instrução da ENANA (Angola) certificado pela ICAO 

Data:

https://arabaviationsummit.net/spot_img

O Centro Aeronáutico de Instrução (CAI) da Empresa Nacional de Exploração de Aeroportos e Navegação Aérea (ENANA) de Angola foi reconhecido, mundialmente, pelos seus atuais serviços, com a atribuição de um certificado pela Organização Internacional de Aviação Civil (ICAO), anunciou na semana passada, em Luanda, uma fonte oficial.

Segundo o diretor de Comunicação e Imagem da empresa, Sílvio Morais, em declarações à agência noticiosa nacional ‘Angop’, o reconhecimento ocorreu numa cerimónia realizada em Astana, Kazaquistão, de 9 a 11 de Outubro passado, em que participaram vários membros daquele organismo das Nações Unidas que superintende a gestão da aviação civil no mundo.

Com este gesto, disse, o CAI passa a ser reconhecido internacionalmente como um ‘Centro de Formação ICAO – Trainer Plus’.

Por sua vez, a diretora do Centro, Bernarda Henrique de Paiva, refere que a certificação da instituição a habilita a receber formandos de outros países com carências neste domínio, assim como os formadores a ministrarem cursos fora de Angola, sobretudo nos países cujos centros ainda não foram certificados pela ICAO.

“O nível da nossa formação foi reconhecido pela ICAO e isto nos vai abrir às portas para o mundo, através do intercâmbio com instituições congêneres”, realçou, para além do centro poder agora vir a beneficiar de bolsas de estudo deste organismo nas Nações Unidas.

Para que o centro fosse certificado, a ENANA desenvolveu na instituição vários projetos para a melhoria dos seus serviços, entre as quais a sua modernização em termos de equipamentos, instalação de um simulador para controladores de tráfego aéreo (ATC), entre outros aparelhos que revitalizaram a sua imagem e serviços prestados a comunidade aeronáutica nacional.

A obtenção antes da certificação por parte do Instituto Nacional de Aviação Civil (INAVIC) e a adequação dos processos formativos aos requisitos padrões da ICAO, concorreram igualmente para o seu reconhecimento internacionalmente.

O processo de certificação do CAI teve sete etapas, entre as quais, a da aplicação, remessa de documentação, auto avaliação, auditória, plano de ações corretivas, avaliação e avaliação do referido plano e decisão de atuação.

Compartilhar publicação:

REGISTE-SE

spot_img

Popular

spot_img

Mais como isso
Relacionado

Maioria parlamentar chumba comissão de inquérito à privatização da ANA – Aeroportos de Portugal

Os partidos PSD, CDS e PS manifestaram-se nesta terça-feira,...

Bestfly decide suspender toda a operação da TICV na República de Cabo Verde

 A companhia Transportes Interilhas de Cabo Verde (TICV) foi...

Base Aérea das Lajes não pode ser “uma base adormecida”, alerta governante dos Açores

O vice-presidente do Governo Regional dos Açores, Artur Lima,...