Bem-vindo, !|Sair

Cessna confiante no mercado europeu apresenta TTX

Tap_790x120

A Cessna está confiante no mercado europeu e antecipa fortes vendas nos mercados de língua portuguesa, sobretudo no Brasil. Foi com este optimismo, que a Cessna participou na ‘Aero Friedrichshafen 2014’.

Em exposição estavam o Cessna TTX, o Cessna Citation M2 Business e o Cessna Grand Caravan EX, que comemorava na feira a sua centésima unidade produzida desta nova versão.

Falámos com Brian Steele, responsável de negócio do projecto TTX , que avançou ao NewsAvia que o Cessna TTx já está na fase final da certificação na Europa pela EASA, e que já foram entregues duas unidades no Brasil, onde  já estão a voar.

É o mais rápido avião de motor de pistão de grande produção, tem um motor Continental TSIO- 550C de seis cilindros, 310 cavalos,  injecção electrónica, bi-turbo com duplo intercooler. Com uma velocidade máxima de 235 kts ou 435km/h o TTX percorre sem problemas 1.250 milhas náuticas ou 2.315 km em velocidades de cruzeiro económica.

Este modelo é o primeiro avião a ser equipado com o Garmin 2000, que oferece um cockpit digital com dois écrans de 14 polegadas com de alta definição e touch-screen.

Uma das características que Brian Steele apontou como as preferidas pelos pilotos é a manobrabilidade do novo aparelho, muito por causa da manche de comando em forma de stick, que permite quase que uma ligação perfeita homem-máquina, o que significa que o piloto pensa direita o avião vai para a direita, numa simbiose que foi estudada desde o primeiro traço do desenho deste avião.
Os interiores luxuosos foram pensados para clientes exigentes. Contudo o conforto e a vocação desportiva não foram esquecidos e o resultado é uma cabina que é luxuosa mas que se quer também confortável e sobretudo ergonómica para os pilotos que tem uma “mão mais desportiva”.

O TTX é o primeiro avião de asa baixa em muito tempo produzido pela Cessna. Perguntámos se esta solução seria uma resposta directa aos seus competidores mais chegados, como a Cirrus. Brian Steele afirmou que se tratava somente de uma oportunidade que a Cessna percebeu existir, através dos seus próprios clientes, que desejavam um Cessna mais rápido, com mais performance, podendo inclusive voar a 25 mil pés. Como não é pressurizado a Cessna disponibiliza quatro postos de oxigénio e um isolamento de referência da cabina.

Tom Perry assegurou que o mercado brasileiro é prioritário, um mercado em ascensão para a Cessna, e que em breve novas acções serão feitas, nomeadamente um ‘road-show’ do avião em várias feiras através dos seus representantes. Quanto a África, no momento ainda não está nada pensado, contudo é certo que no último semestre deste ano haverá um TTX em demonstração para percorrer dois continentes: África e Ásia. A NewsAvia estará atenta e divulgará oportunamente as datas e acções.

Algumas Características:

Motor: Continental TSIO-550-C – 410 Hp
Capacidade de Combustível : 102 US Gal ou 386 Litros
Hélice: Velocidade constante com 3 pás
Peso máximo na descolagem : 3.600 lbs ou 1.633 Kg
Peso útil de carga : 1.000 lbs ou 454 Kg
Alcance: 1250 Nm ou 2315 Km
Teto Máximo: 25,000 fts ou 7,620 mts
Distância descolagem: 1,280 fts ou 384 mts
Distância mínima para aterragem:  1.260 fts ou 384 mts
Velocidade Stall: 60 kcas ou 111km/h
Velocidade de cruzeiro: 235 ktas ou 435 km/h

Equipamento Standart

Aviónicos Garmin G2000 com dois ecrãs de 14.4 de alta resolução
GDU 1040A – sistema primário de flight display
GDU 1040A – sistema de apresentação multifunções
GDC 74A – Duplo sistema de Computador (ADC)
GEA 71 – Unidade de leitura do motor/envelope
GRS 77 – Duplo sistema de controle de atitude e referenciamento de heading (AHRS)
GMA 1347 Sistema de audio com receptor de beacon integrado
GTX 33 Modo S Transponder
Sistema GarMin anti-terreno e obstáculos
Sistema Garmin de cartas de voo
Sistema Garmin Taxi seguro
Dois botões para gestão de on-off de sistema de aviónicos
Sistema de arrefecimento dos aviónicos e colunas com comunicação para toda a cabina.
Sistema de indicação de esteado do motor (EIS) com projecção no écran de multifunções

Este slideshow necessita de JavaScript.

 

Banner Aero Friedrichshafen 2014

2 Comments

  1. Adoro tudo que é relacionado a aviação gostaria de receber informativo sobre aviação.

  2. Pingback: NewsAvia | TTX recebe certificação FAA para sistema FIKI. Mas afinal o que é FIKI?

Leave A Comment

Download de Notícias

Destaques

Temas

Área Geográfica