Está para breve a autorização de conclusão das negociações para aquisição da Beechcraft pela Textron, empresa mãe da Cessna num negócio que pode chegar aos 1,4 mil milhões de dólares (cerca de 1,02 milhões de euros), anunciou a agência Reuters.
A Textron, que também constrói os helicópteros BELL, tenciona continuar a construir e vender os aviões separadamente. Contudo já anunciou que pretende criar uma equipa para estudar meios de complementaridade e optimização de construção entre as duas marcas Cessna e Beechcraft.
A Beechcraft saiu recentemente de uma situação de insolvência protegida pelo Banco Federal dos Estados Unidos da América, atribuída ao desastroso projecto dos modelos a jacto, concorrentes com os Citation da Cessna. Emprega 5 400 empregados em todo o mundo, 3 300 deles na cidade americana de Whicita onde tem a sua sede.
Porfolio de Empresas da Textron
Cessna Aircraft
Sede: Whicita, Kansas
Empregados: 8000
Ano de Fundação: 1927
Bell Helicopter
Sede: Fort Worth, texas
Empregados: 11000
Ano de Fundação: 1935
Textron Airland
Sede: Whicita, Kansas
Empregados: 200
Ano de Fundação: 2013
Lycoming
Sede: Williamsport, Pennsylvania
Empregados: 400
Ano de Fundação: 1929
Sobre a Beechcraft
Sede: Whicita, Kansas
Empregados: 5400
Ano de Fundação: 1932
A BeechCraft desenha, constrói e presta assistência a aviões comerciais, particulares e militares. Trata-se de uma casa lendária com modelos de aviões como os King Air Turboprops, os Baron de motor de pistão, e o T-6 avião usado pelos Estados Unidos da América para treino básico de pilotos, na Força Aerea e na Marinha.