Cessna lança modelo diesel mais económico, e com motor “made in USA”

Data:

https://arabaviationsummit.net/spot_img

A Cessna lançou durante o ‘AirVenture Oshkosh’, em Julho passado, uma nova variante da família diesel, o monomotor  ‘Turbo Skyhawk JT-A’, que deverá ser comercializado a partir do próximo ano, segundo as previsões da Textron Aviation.

 

O aparelho está equipado com um motor Continental CD-155 a diesel, o mesmo que equipa o Pipper Diesel. (vide notícia aqui)

Continental CD-155 – Pistão a Diesel 2

 

O facto de operar com um combustível mais abundante (o JET-A) e mais barato que a gasolina 100 LL, é desde logo um benefício, tendo sido este o objectivo que presidiu à intenção da Cessna de criar modelos a diesel.

Depois  do Cessna 182 Diesel, que está equipado com o motor SR-305 do construtor francês Safran que debita até 227 hp e tem de TBR umas impressionantes 2400 horas, que já foi alvo de noticia no NewsAvia (vide notícia aqui),  a Cessna volta ao ataque apresentando esta variante, abrindo assim hostilidades com os modelos mais economicos a Diesel da concorrência.

Os avanços ocorridos ao nível da tecnologia diesel na aviação permitem agora à Cessna satisfazer uma necessidade crescente do uso de um combustível mais económico e disponível, a nível mundial, segundo Joe Hepburn, vice-presidente da Piston Aircraft.

O alcance máximo do ‘Turbo Skyhawk Jet-A’  é de 1.012 milhas, um aumento de 58 por cento em relação ao padrão Skyhawk, e a velocidade máxima é aumentada para 131nós, enquanto o consumo de combustível poderá ser reduzida até aos 25 por cento.

O CD-155 obteve já certificação tipo suplementar da EASA (European Aviation Safety Agency) para ser usado nos novos Skyhawks, contudo apresenta ainda uma disponibilidade de horas baixa: TBR 1200 horas.

 

 

O Turbo Skyhawk JT-A será vendido por 435 mil dólares, um aumento de 65 mil dólares sobre o C-172, movido a gasolina, revelou Joe Hepburn.

 

Continental CD-155 – Pistão a Diesel 4 Continental CD-155 – Pistão a Diesel 5 Continental CD-155 – Pistão a Diesel 6 Continental CD-155 – Pistão a Diesel 7

 

Fotos do motor que tivemos oportunidade conhecer na EXPO AERO em Friedrichshafen

2 COMENTÁRIOS

    • O Continental CD-155 é apenas uma variante do já conhecido Thielart Centurion 2.0, motor diesel baseado em blocos Mercedes. Embora a a Thielart tenha sido adquirida pela CONTINENTAL e os novos motores tenham designações da CONTINENTAL chamarem-lhes “Made In USa”…

Compartilhar publicação:

REGISTE-SE

spot_img

Popular

spot_img

Mais como isso
Relacionado

TICV/BestFly suspende todos os voos interilhas em Cabo Verde nesta quarta-feira (27 de março)

A companhia área regional TICV, concessionária dos voos interilhas...

UE adquire 12 aviões de combate a incêndios – Portugal abrangido pelo programa

A Comissão Europeia anunciou a disponibilização de uma uma...

Presidente e CEO da Boeing renuncia e abandona cargo no final do ano

Dave Calhoun (na imagem de abertura) anunciou nesta segunda-feira,...

Alemanha e Estado da Baviera poderão conceder garantia pública à ‘Volocopter’

O ministro dos Transportes da Alemanha equaciona conceder uma...