Cessna lança modelo diesel mais económico, e com motor “made in USA”

Data:

https://arabaviationsummit.net/spot_img

A Cessna lançou durante o ‘AirVenture Oshkosh’, em Julho passado, uma nova variante da família diesel, o monomotor  ‘Turbo Skyhawk JT-A’, que deverá ser comercializado a partir do próximo ano, segundo as previsões da Textron Aviation.

 

O aparelho está equipado com um motor Continental CD-155 a diesel, o mesmo que equipa o Pipper Diesel. (vide notícia aqui)

Continental CD-155 – Pistão a Diesel 2

 

O facto de operar com um combustível mais abundante (o JET-A) e mais barato que a gasolina 100 LL, é desde logo um benefício, tendo sido este o objectivo que presidiu à intenção da Cessna de criar modelos a diesel.

Depois  do Cessna 182 Diesel, que está equipado com o motor SR-305 do construtor francês Safran que debita até 227 hp e tem de TBR umas impressionantes 2400 horas, que já foi alvo de noticia no NewsAvia (vide notícia aqui),  a Cessna volta ao ataque apresentando esta variante, abrindo assim hostilidades com os modelos mais economicos a Diesel da concorrência.

Os avanços ocorridos ao nível da tecnologia diesel na aviação permitem agora à Cessna satisfazer uma necessidade crescente do uso de um combustível mais económico e disponível, a nível mundial, segundo Joe Hepburn, vice-presidente da Piston Aircraft.

O alcance máximo do ‘Turbo Skyhawk Jet-A’  é de 1.012 milhas, um aumento de 58 por cento em relação ao padrão Skyhawk, e a velocidade máxima é aumentada para 131nós, enquanto o consumo de combustível poderá ser reduzida até aos 25 por cento.

O CD-155 obteve já certificação tipo suplementar da EASA (European Aviation Safety Agency) para ser usado nos novos Skyhawks, contudo apresenta ainda uma disponibilidade de horas baixa: TBR 1200 horas.

 

 

O Turbo Skyhawk JT-A será vendido por 435 mil dólares, um aumento de 65 mil dólares sobre o C-172, movido a gasolina, revelou Joe Hepburn.

 

Continental CD-155 – Pistão a Diesel 4 Continental CD-155 – Pistão a Diesel 5 Continental CD-155 – Pistão a Diesel 6 Continental CD-155 – Pistão a Diesel 7

 

Fotos do motor que tivemos oportunidade conhecer na EXPO AERO em Friedrichshafen

2 COMENTÁRIOS

    • O Continental CD-155 é apenas uma variante do já conhecido Thielart Centurion 2.0, motor diesel baseado em blocos Mercedes. Embora a a Thielart tenha sido adquirida pela CONTINENTAL e os novos motores tenham designações da CONTINENTAL chamarem-lhes “Made In USa”…

Compartilhar publicação:

REGISTE-SE

spot_img

Popular

spot_img

Mais como isso
Relacionado

TAP Air Portugal retomou rota direta entre a Venezuela e a ilha da Madeira

– Cerimónia oficial e decoração a preceito na zona...

TAP Air Portugal terá 95 voos semanais para o Brasil no mês de julho

Uma delegação da TAP Air Portugal, liderada pelo seu...

Teste de táxi aéreo elétrico pode definir novo tipo de transporte para peregrinos do Hajj, na Arábia Saudita

Num movimento histórico, a Arábia Saudita conduziu com sucesso...