Chegou a aeronave com a qual instrutores e alunos sonhavam

Data:

https://arabaviationsummit.net/spot_img

Já voa a aeronave que promete revolucionar o mercado da aviação geral, um dois lugares desenhado e preparado para a instrução e o lazer. Custos mais baixos de instrução, fiabilidade e robustez estão no horizonte

 

 

banner-750x120

 

 

O ‘buzz’ começou na edição de 2015 da ‘Aero Expo’ na Alemanha (saiba mais sobre este evento aqui) onde se comentava iria aparecer um competidor sério, europeu, no segmento de aviação geral, que construiria um aparelho ideal para as escolas e academias de todo o mundo.

Na altura a norte-americana Piper apresentava a sua versão diesel, um monomotor económico, montado numa receita antiga, pesada, embora muito fiável.

Vários projectos foram lançados ao longo dos últimos anos mas durante o difícil processo de certificação, tanto a FAA como a EASA não permitiram que a maior parte das aeronaves, sequer, saíssem dos hangares. Outras permaneceram como aviões experimentais.

Enquanto isso escolas e academias de todo o mundo viam a sua frota a envelhecer, ou optavam por modelos novos, mais económicos, com estruturas em fibra, que deixam sempre a desejar em termos de robustez e custos de manutenção. Que levante a mão o piloto que não tenha dado uma valente trancada durante os seus voos de instrução!

Os modelos das aeronaves mais usados nas escolas e academias, os Piper e os Cessna, têm contra si motores pesados e desactualizados, embora extremamente fiáveis e dispendiosos para os padrões de hoje. Além do mais, quer a Continental, quer a Lycoming nada têm planeado para breve.

Tudo isto foi tido em conta por uma experiente empresa belga, cuja maioria de capital é detida pelo próprio governo.

Engenheiros do Grupo Sonaca, um respeitado construtor com 85 anos de história, fabricante de componentes estruturais para a Airbus, Bombardier, Embraer e Dassault, meteram mãos à obra e convenceram a sua administração de que haveria mercado para um avião fiável, robusto e bem construído.

Fizeram uma exaustiva auscultação ao mercado e partiram para a mesa de desenho. Concluíram que para ser mais rápidos na colocação do avião no mercado teriam de encontrar um desenho maduro, num projeto que eles próprios pudessem desenvolver com o seu know-how. Encontraram na Africa do Sul, na ‘The Airplane Factory’, o parceiro ideal. A empresa detinha o desenho em fase avançada de um monomotor de dois lugares de asa baixa, e a sua maior ambição era voar o projecto que já estava praticamente armado.

Formou-se então a empresa Sonaca Aircraft, cujos accionistas são o Grupo Sonaca e a ‘The Airplane Factory’, e de imediato a equipa teve acesso a um financiamento inicial de três milhões de euros para construir os primeiros modelos e avançar com a certificação EASA, que deverá verificar-se em 2017.

Muitos cálculos tri-dimensionais e alterações de desenho foram feitas até que o primeiro protótipo estivesse pronto a voar. Mas não foi só no ar que o projeto mostrou a sua agilidade, ainda antes da sua demonstração e apresentação na ‘Aero Expo’ deste ano caíam as primeiras encomendas provenientes  de escolas na Bélgica, Reino Unido, Alemanha e França, num valor estimado de 3,9 milhões de euros.

750 kg MTOW e estrutra reforçada totalmente em alumínio são apenas algumas das novidades do SONACA 200
A aeronave tem 750 kg MTOW e uma estrutra reforçada totalmente em alumínio. Estas são algumas das novidades do SONACA 200.

Este sucesso comercial, não aterra ao acaso, acontece porque a equipa da Sonaca Aircraft liderada por Pierre Vanwetter fez questão de ouvir os clientes finais na fase de desenho e testes (que ainda decorrem). As escolas, os seus instrutores, mecânicos e, até mesmo, pessoal administrativo foram ouvidos. Nos primeiros voos a satisfação foi total, e assim chegaram as primeiras encomendas.

 

Pierre Vanwetter - Head of Marketing & Sales
Pierre van Wetter – Diretor de Marketing e de Vendas da Sonaca Aircraft.

 

Já imaginou uma aeronave moderna, segura, com custos de operação muito baixos, robusta, fiável e divertida de voar?

Nós também estamos ansiosos por conhecer esta nova maravilha da aviação geral, que, se cumprir com o prometido vai obrigar à concorrência uma atualização dos seus modelos.

Estamos a poucas horas de voar a máquina, na sede da empresa, na Bélgica, e contar tudo para os nossos leitores!

Acompanhe o Newsavia e descubra, em breve, o novíssimo SONACA 200.

 

Compartilhar publicação:

REGISTE-SE

spot_img

Popular

spot_img

Mais como isso
Relacionado

Contrato com a Binter para as ligações interilhas na Madeira prorrogado até setembro

A companhia aérea espanhola Binter vai assegurar por mais...

EuroAtlantic anuncia mudanças na equipa de gestão e nova injeção de capital do acionista

A companhia aérea portuguesa ‘Euro Atlantic Airways – Transportes...

Pilotos da TACV – Cabo Verde Airlines marcam greve de cinco dias entre 25 e 29 de abril

O Sindicato Nacional dos Pilotos da Aviação Civil (SNPAC)...

Luís Rodrigues completa primeiro ano à frente da TAP marcado por lucro recorde

O presidente da TAP, Luís Rodrigues, completa neste domingo,...