China certificou o jato regional ARJ21-700 depois de 12 anos de projeto e testes

Data:

https://arabaviationsummit.net/spot_img

O novo jato regional ARJ21-700 produzido pela COMAC (Corporação de Aviões Comerciais) foi certificado pela Administração da Aviação Civil da China (CAAC), anunciou a construtora em Pequim.

Trata-se do culminar de um projeto que estava a ser desenvolvido desde 2002 quando as autoridades chinesas deram luz verde à COMAC para seguir com os estudos, depois com os desenhos e com a construção da primeira aeronave que voou pela primeira vez em 2008. Depois de muitos anos de testes e de diversas correcções os construtores encontraram a aeronave ideal que corresponde ao que anseiam os seus clientes, a maioria ainda ano Oriente, onde o governo de Pequim tem procurado sensibilizar as companhias aéreas para a aquisição deste novo aparelho.

O ARJ-21-700 detém para já um primeiro recorde: foi o avião comercial que demorou mais tempo em testes, e que mais tempo esperou pela certificação, desde que voou pela primeira vez.

Construído pela fábrica chinesa, mas com grande percentagem de componentes ocidentais, quer da Europa, quer dos Estados Unidos da América, o novo avião da COMAC sofreu diversos atrasos, pois as constantes modificações obrigaram ao prolongamento dos voos de ensaio e teste. Mas não só, já que um dos problemas que contribuiu também para o atraso se verificou no financiamento, pois falharam as previsões dos construtores na elaboração de um caderno de encargos que garantisse uma adequada participação das entidades financeiras e do próprio governo chinês no projecto.

 

A certificação do novo birreactor na China, de acordo com a normativa chinesa CCAR-25-R3, é reconhecida internacionalmente, pelo que, na sua gama, o novo ARJ-21-700 está já a concorrer com os aviões a jato de transporte regional fabricados pela Embraer e pela Bombardier.

ARJ21_1

O novo avião chinês foi projectado para transportar passageiros em voos de linha regular. Este é o modelo conhecido até agora. Contudo existem em projecto duas outras versões: uma para cargueiro e outra para transporte executivo, que surgirão no futuro.

O modelo para passageiros regulares foi concebido com duas configurações interiores: uma cabina com duas classes para transportar um total de 78 passageiros e outra cabina de classe única pronta para embarcar 90 pessoas. Está construído para uma autonomia de voo de entre os 2.225 e os 3.700 quilómetros. A motorização é da General Electric com o GE CF34-10A.

ARJ21_6

 

Até esta data a COMAC recebeu 278 ordens firmes. Prepara a entrega neste trimestre do ano do primeiro avião à companhia chinesa Chengdu Airlines, de forma que possa estar a voar comercialmente em Abril de 2015.

ARJ21_4
A COMAC mantém o projecto de fabricar uma versão maior deste avião, o ARJ21-900, que terá capacidade para 115 passageiros.

infografico---chinese-1 infografico---chinese-2

Compartilhar publicação:

REGISTE-SE

spot_img

Popular

spot_img

Mais como isso
Relacionado

Contrato com a Binter para as ligações interilhas na Madeira prorrogado até setembro

A companhia aérea espanhola Binter vai assegurar por mais...

EuroAtlantic anuncia mudanças na equipa de gestão e nova injeção de capital do acionista

A companhia aérea portuguesa ‘Euro Atlantic Airways – Transportes...

Pilotos da TACV – Cabo Verde Airlines marcam greve de cinco dias entre 25 e 29 de abril

O Sindicato Nacional dos Pilotos da Aviação Civil (SNPAC)...

Luís Rodrigues completa primeiro ano à frente da TAP marcado por lucro recorde

O presidente da TAP, Luís Rodrigues, completa neste domingo,...